Lula não se furta a responder nenhuma pergunta feita a ele por jornalistas, comparecer a entrevistas e debates . Quem foge de debate e dá chilique quando recebe perguntas que não quer responder é Bolsonaro. Em 2018 ele só foi a um debate, cancelou presença em todos os outros mesmo estando apto a participar e ainda ataca jornalistas (especialmente se for mulher) em todas as ocasiões. Enquanto isso, Lula no debate com todo o Brasil.
Já Lula está e sempre esteve disposto a dialogar com o povo brasileiro e levar até os eleitores suas propostas e seu legado. Só em 2022 ele concedeu 56 entrevistas, em ao menos 28 cidades de todo o Brasil. Portanto, não há motivos para que a mídia ou Bolsonaro digam que o ex-presidente está fugindo do debate de hoje no SBT. No sábado (24), o presidente está debatendo com o povo em atos na Zona Sul e na Zona Leste de São Paulo.
De fevereiro de 2021 a setembro de 2022, foram 117 entrevistas, sabatinas e debates para os mais diversos veículos de comunicação, incluindo rádio, jornal, internet e TV. Ele esteve tanto em grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Manaus, Salvador, Belém, quanto em pequenas cidades como Campinas, Criciuma, Ponta Grossa, Timóteo, Piracicaba, dentre outras. Foram também numerosas para veículos da mídia internacional.
Lula foi ao Jornal Nacional no dia 25/08. Antes dea entrevista começar, o apresentador William Bonner esclareceu que Lula não devia nada à justiça, se referindo aos processos enfrentados por ele na operação Lava Jato, que culminou na sua prisão sem provas. A emissora foi uma das maiores responsáveis por veicular sobre o andamento da operação, incluindo inúmeras matérias que geraram ataques à honra e ao legado do ex-presidente.
Lula foi ao debate da Band no dia 28/08. No programa, realizado ao vivo no estúdio em São Paulo, Lula desmentiu diversas mentiras que têm sido contadas por Bolsonaro, como a do auxílio de R$ 600 que não está prevista na LDO enviada por Bolsonaro ao Congresso com as despesas para 2023.
Lula enviou ao canal fechado Globo News, no dia 07/09, uma declaração sobre a data que comemorava o bicentenário da independência do Brasil. O dia foi utilizado de maneira política por Bolsonaro, que encheu seus eleitores de mentiras, desrespeitando seu caráter cívico.
Já no dia 12/09, Lula foi ao estúdio da CNN, em São Paulo, para ser entrevistado por William Waack. Na ocasião, Lula reforçou como o orçamento secreto de Bolsonaro está afundando o país em corrupção.
No último dia 21/09, Lula concedeu entrevista ao Canal Rural, exclusivo para assinantes, e no dia seguinte, 22/09, foi ao Programa do Ratinho no SBT. A emissora é conhecida por ser apoiadora de Bolsonaro, cujo ministro da comunicação é genro do dono da empresa, o apresentador Sílvio Santos. Lula inclusive desmentiu uma série de fake news ao longo da entrevista.
Lula participou do debate da Band no dia 28/08, que foi formado pelos veículos Folha, Uol, TV Bandeirantes e TV Cultura e participará, no próximo dia 29 do debate da Globo. Ao longo de toda a sua vida política, Lula preza pelo debate e pela construção conjunta de ideias, proposas e projetos. Foi assim durante as seis campanhas presidenciais de que participou (1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2022), e foi assim ao longo de seus dois mandatos, famosos pela participação popular e pelas rodadas de conferências com a sociedade civil.
Vale notar também que, segundo estudo publicado pelo Valor, a maioria das postagens criticando Lula pela ausência no debate do SBT é de robôs.
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…