Atrás nas pesquisas de intenção de voto, afinal a vida do povo só piorou, Bolsonaro fica mais desesperado a cada dia que passa. Ele vem usando sua máquina de desinformação para espalhar fake news que tentam associar Lula ao PCC e à criminalidade. Seria sua “mamadeira” deste ano. Mas não funcionou.
No domingo (17), uma decisão liminar do TSE obrigou bolsonaristas a tirarem das redes sociais essas citações mentirosas, sob pena de multa. Acuado, Bolsonaro ficou mais agressivo e hoje publicou um vídeo antigo sobre o assunto (que ele mesmo tinha publicado em 2019) e já desmentido pelos promotores do caso para tentar, mais uma vez, emplacar a sua “mamadeira”.
O que ele está divulgando é uma fake news do estilo “máquina do tempo”, ou seja, aquela que apresenta assuntos encerrados e desmentidos como se fossem atuais. Isso é desonesto e, como toda mentira, tem perna curta.
Nesse caso específico, o tema é tão grave que o desmentido veio — já lá em 2019 — em forma de uma entrevista do promotor de justiça ligado à investigação. Uma reportagem da agência de checagem de fatos do Estadão também apontou a farsa. Também em 2019, o próprio PT havia publicado um desmentido.
O que a fake que Bolsonaro republicou traz: vídeo de um suposto integrante da cúpula do PCC confirmando relações da facção criminosa com o PT.
O que o promotor de Justiça do caso afirmou: o rapaz do vídeo não integra a cúpula do PCC e não há qualquer indício de negociações entre a facção e o PT.
Lincoln Gakiya, autor da frase acima, em 2019, é promotor de Justiça do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e é considerado o principal investigador do país contra o PCC.
Repetindo, mais uma vez, o que o promotor disse: Não há indícios de negociações entre a facção (PCC) e o PT
Como é do feitio dos covardes, ao se sentir acuado Bolsonaro fica mais agressivo. Ele seguirá esperneando, debochando da justiça e usando as táticas que funcionaram em 2018, pois é só isso que eles têm: mentiras.
Não é a primeira vez que o Gabinete do Ódio e sua máquina de desinformação em massa disparam alguma fake news antiga escolhida “sob medida” para fazer frente a uma notícia real daquele mesmo tema, somente para confundir o debate público. Ao repetirem o método, eles confirmam que não têm nenhum compromisso com a realidade, só com a desonestidade. Eles têm medo de o povo parar de acreditar nas suas mentiras. Medo do povo perceber que fake news não enchem geladeira. Medo do povo com fome.
O post “Máquina do tempo”: Bolsonaro repete fake news sobre PT e PCC desmentida por promotor em 2019 apareceu primeiro em Verdade na Rede.