Mentiras de Bolsonaro no SBT no segundo turno

Como sempre, ele fugiu da responsabilidade pelo desastre que está o Brasil. Veja as mentiras de Bolsonaro no SBT — e conheça a verdade.

Compartilhar:

Na sabatina realizada na noite da sexta-feira (21), Bolsonaro desfilou mentiras. Como sempre, se esquivou da responsabilidade pelos problemas do país e tentou reescrever a história, jogando mentiras e ataques ao PT e ao ex-presidente Lula. Veja quais foram as mentiras de Bolsonaro no SBT — e conheça a verdade.

MENTIRA: “Arrumamos a economia”. Não arrumaram não. A VERDADE é que gestão econômica de Paulo Guedes é um desastre e fez o Brasil voltar ao Mapa da Fome. Hoje, 33 milhões de brasileiros não têm o que comer. Além disso, 8 em cada 10 famílias estão endividadas e isso precisa acabar.

Bolsonaro seguiu dizendo MENTIRAS: “O PT não tem qualquer zelo pela liberdade” A VERDADE é que o PT governou o país por 13 anos e jamais ameaçou nem liberdades nem as instituições democráticas do país. Por sua vez, a permanência de Bolsonaro na política, ganhando ou perdendo as eleições, é uma ameaça à democracia brasileira.

Ele REPETIU FAKES, como essa: “Várias vezes ele (Lula) disse que vai controlar a mídia e as redes sociais” A VERDADE é que Lula é contra a censura e já esclareceu essa fake ao Ratinho, no próprio SBT: “Não vou proibir o programa do Ratinho nem nenhum programa”. O que Lula defende é que a sociedade, em discussão com o Congresso, democratize a rede (nada a ver com regular o conteúdo da internet!).

MENTIRA de Bolsonaro no SBT: “Nunca tentei derrubar nenhuma página”. A VERDADE é que ele tentou derrubar e derrubou as redes sociais e a página Verdade na Rede — que fazia combate às fake news no primeiro turno das eleições. (Spolier: A sanha autoritária não deu certo nesse caso, já que o projeto Verdade na Rede sempre foi um projeto do site Lula.com.br e segue no ar aqui mesmo, como categoria de conteúdo do site Lula.

Mais uma mentira do Bozo: “Luiz Inácio Lula da Silva pretende calar a mídia”. A VERDADE é que Lula não pretende nem jamais tentou calar a imprensa. Mesmo tendo sofrido a cruel perseguição midiática de que foi vítima, no contexto da farsa da Lava Jato, por exemplo. Essa é outra mentira do tipo espelho, ou seja, aquela que acusa Lula de algo que Bolsonaro é que faz.

Bolsonaro MENTIU mais: “Não entreguei Ministério, não entreguei estatais (para o Centrão)”.
Entregou sim. Para fugir do risco de impeachment, Bolsonaro traiu uma de suas principais promessas de campanha ao se aliar ao Centrão. Para manter uma base de apoio no Congresso Nacional, Bolsonaro entregou cargos de liderança em estatais e empresas públicas para indicados por partidos políticos ligados ao chamado Centrão. 

Faltou com a verdade de novo, ao falar que vetou e “derrubaram o veto” do Orçamento Secreto. MENTIRA. Ele é o pai da criança e se faz de sonso sempre que perguntado sobre este que é possivelmente o MAIOR escândalo de corrupção do planeta Terra, como bem definiu Simone Tebet.

E seguiu mentindo, desdizendo o que foi dito, como faz sempre que escapa uma verdade que não cai bem. Dizer que foi um mal entendido, ou que não era bem isso, colocando sempre a responsabilidade de seus atos em quem o questiona é comportamento de gente lisa. A verdade é que o plano de Guedes e Bolsonaro é congelar o salário mínimo e a aposentadoria, destruindo assim um dos pilares de sustentação de milhões de brasileiros.

Outra declaração lamentável e MENTIROSA foi ele dizer que, durante o desastre da gestão econômica durante a pandemia de covid, “não tivemos o dólar indo pra cima e a bolsa indo pra baixo”. Tivemos sim! O real foi a moeda que mais se desvalorizou NO MUNDO em 2020, por efeito da covid. Troféu incompetência para Paulo Guedes.

E Bolsonaro seguiu mentindo no SBT, como ao falar do país na pandemia: “Nós vimos que tínhamos que aumentar o Bolsa Família”. Isso é MUITO MENTIRA. Primeiro que o PT NÃO votou contra o Auxílio Brasil, como Bolsonaro também mentiu. Sobre todo o episódio, Bolsonaro e Paulo Guedes propuderam dar míseros 200 reais de auxílio e só cederam após muita pressão da opinião pública e dos partidos de esquerda. 

Bolsonaro conta MENTIRA, novamente, sobre o desmatamento na Amazônia no SBT. “Os números foram maiores”, mente ele. A VERDADE é que com Lula o desmatamento caiu 75% com Lula e aumentou 73% com Bolsonaro. Desonesto, ele distorce dados para tentar se sair bem na comparação com o ex-presidente.

Outra MENTIRA escandalosa de Bolsonaro no SBT: “Hoje em dia, qualquer punição por fake news não tem amparo legal”. Não é verdade. O TSE estabeleceu normas que proíbem a disseminação de desinformação eleitoral, ou seja, não é permitido divulgar “fatos sabidamente inverídicos” na campanha eleitoral e também é proibida a “divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinja a integridade do processo eleitoral”. o Código Penal prevê três configurações de crime ligados a boatos e informações falsas: calúnia (art 138), difamação (art 139) e injúria (art 140).

Teve muito mais, é claro. A Agência Lupa fez uma checagem minuciosa de mentiras e distorções ditas por Bolsonaro. O portal UOL destacou que, além de mentir aleatoriamente, Bolsonaro feriu a lei eleitoral ao repetir declarações comprovadamente FALSAS (e portanto proibidas de estar na propaganda eleitoral) pelo TSE.

Bolsonaro apenas confirmou que não respeita as instituições da república, nem o povo brasileiro.