Milhares de pessoas já chegaram a Brasília para a festa da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para o Festival do Futuro. Outras milhares de pessoas estão a caminho para participar da maior festa popular de posse presidencial da história do Brasil. Todos os detalhes estão pensados para que a alegria e o amor tomem Posse! Conheça algumas histórias e venha participar!
Direto de Pernambuco, o projeto Som na Rural chegou em Brasília para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pilotada por Roger Renor (cadê Rogê, cadê Rogê?) e por Nilton Pereira, diretor do projeto, a Rural Ford Willis 1969, definida pela dupla como um “veículo autoemotivo de comunicação urbana”, customizada, cenário, palco e estúdio móvel de sonorização, é som e cultura sobre quatro rodas. O Som na Rural é mais uma atração confirmada no Festival do Futuro.
Para a rota da posse, a Rural pegou estrada no dia 13 de dezembro, do Assentamento Normandia, em Caruaru, nas palavras de Rogê, “com o pé esquerdo”. A escolha da data e local de partida não foi por acaso. O dia 13, claro, em referência ao Partido dos Trabalhadores, e Normandia porque o projeto esteve envolvido na luta da comunidade contra as ameaças de despejo do Governo Federal.
A viagem, financiada pelos seguidores e fãs do projeto, foi compartilhada nas redes do Som na Rural (@somnarural), do pôr do sol em Paulo Afonso, às belezas da Chapada Diamantina, com direito a perrengue de estrada, até a chegada na capital federal. “Na estrada, a Rural faz sucesso, traz uma memória afetiva de um Brasil no início da fase industrial e ao mesmo tempo remete a um lugar muito íntimo desse país, muito familiar, de interiorização da cultura”, disse Rogê.
O projeto já existe há 14 anos e esteve na programação da TV Brasil, fruto da descentralização da produção audiovisual. “Era um carro rodando, armando um set de gravação e batendo papo com as bandas. Fizemos duas temporadas. Foi muito legal, ficamos conhecidos, rodamos vários estados no Nordeste”. O Som na Rural, no entanto, decidiu trilhar outros caminhos. “Entendemos que era hora de ir para a rua, fazer programas ao vivo mesmo, ao lado do povo”.
Na festa da posse, o Som na Rural estará ao lado do projeto brasiliense Kombinando, liderando programação musical paralela aos palcos principais. A programação será extensa, com artistas de Brasília e do Recife. “Para energizar esse lugar, nada melhor do que a cultura e as expressões artísticas populares desse Brasil”, disse. “Se entrássemos para o confronto a resposta a gente não seria tão contundente como a resposta que a gente dá com a poesia, com a música, ocupando aquele espaço de tanto ódio e sede de vingança com beleza, gente cantando e pessoas querendo mostrar sua poesia. A gente começa um novo estado, como diz Chico Cesar, um estado de poesia”.