Ministro da Desinformação: Fábio Faria espalha fake de cachaça contra Lula  

Será que está faltando trabalho para Fábio Faria, o Ministro das Comunicações do governo Bolsonaro? Ele insiste em mentir sobre Lula nas suas redes sociais.

Compartilhar:

Para esconder incompetência do governo Bolsonaro na gestão da água do São Francisco, o ministro Fábio Farias inventa fake sobre água de Lula. O ministro das comunicações parece estar bastante ocupado assistindo a todos os discursos de Lula e buscando espalhar desinformação sobre todo e qualquer assunto. É o caso, por exemplo, das fakes espalhadas por ele sobre as garrafas de água que Lula bebe ao longo dos eventos que reúnem milhares de pessoas em todo o Brasil. Como as milícias digitais de Bolsonaro não dão ponto sem nó, não é coincidência o termo “água” estar em alta devido à gestão desastrosa de Bolsonaro (aquele que mente por aí dizendo que é o pai da transposição do Rio São Francisco): o governo federal cortou água do São Francisco, secou pedaços do rio e prejudicou moradores. O que faz o ministro bolsonarista? Cria e reproduz mentiras sobre Lula em suas redes sociais.

Fábio Faria: Ministro da Desinformação

Depois do ato de Lula no Anhangabaú no último sábado (20), Fábio Farias postou em seu Twitter frases e vídeos insinuando que as garrafas de água do ex-presidente seriam, na verdade, de cachaça. É mentira! 

Mentira velha e já desmentida, mas o ministro insiste nela. Será que falta criatividade para inventar novas? Na semana passada, como mostramos, Eduardo Bolsonaro disse a mesma mentira. Ele publicou vídeo de um trecho do discurso de Lula na USP, em que ele tenta abrir uma garrafa de água e, por estar segurando o microfone, recebe ajuda da professora Marilena Chauí. O que era para ser uma cena comum, virou uma fake news do tipo “Parece mas não é”. Ou seja, aquela fake que promete algo escandaloso mas, na verdade, não entrega nada de mais.

A fake, em que bolsonaristas replicam a cena de Lula com uma garrafa de água na mão para usar mentiras e atacá-lo, é tão desonesta que foi desmentida por praticamente todas as agências de checagem: UOL Confere, Boatos.org, Aos Fatos e Reuters Fact-Check.

Está faltando trabalho para Fábio Faria?

Parece que não. As alterações abruptas das vazões no rio São Franciso foram denunciadas pelos moradores locais e pesquisadores, pois a falta de gestão, que deveria cumprir limites estabelecidos de abastecimento, estão prejudicando o meio ambiente e o comércio. O esvaziamento que vai além do permitido está fazendo com que morram inúmeras espécies de peixes e prejudica a mata ciliar. Numa região cuja a economia é dependente do Rio, a falta de gestão é trágica.

Mas em vez de trabalhar, é assim que eles — o presidente, seus filhos e ministros —  se ocupam: acompanhar tudo o que Lula faz e fala para poder distorcer e criar fake news. O que esperamos de nossos governantes é que eles governem, produzam políticas para melhorar a vida dos cidadãos e cuidem para que o país se desenvolva. Mas tudo que recebemos é o oposto disso: são políticos que se ocupam em divulgar mentiras, estimular o ódio e o preconceito. 

O post Ministro da Desinformação: Fábio Faria espalha fake de cachaça contra Lula apareceu antes no Verdade na Rede.