Na Argentina: Instituto debate mídia na AL e na África

Compartilhar:

A cidade de Buenos Aires sedia neste dia 21 de outubro o seminário “América Latina-África: as corporações midiáticas e sua incidência nos processos democráticos do Sul”. Organizado pelo Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos (CIPDH-Argentina), pela Unesco, pelo Ministério da Justiça e dos Diretos Humanos da Argentina e pelo Instituto Lula, o evento contará com intervenções de especialistas e autoridades de seis países; Argentina, Nigéria, Brasil, Colômbia, Canadá e Bolívia. 

O seminário faz parte da pauta do “V Encontro Argentina – África – I Encontro América Latina – África: Aportes para a construção de uma agenda de trabalho compartilhada nos Direitos Humanos”.  

O Instituto Lula estará representado por Franklin Martins, membro do Conselho África do Instituto e ex-ministro de Comunicação Social no governo Lula e por Celso Marcondes, diretor para África do Instituto Lula. Celso participará da mesa de abertura e o ex-ministro fará uma apresentação na mesa principal, “Sustentabilidade Democrática no Sul”.

Desde dezembro de 2014 o Instituto Lula tem uma parceria formal com o Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos, que resultado em diversas atividades conjuntas no Brasil e na Argentina.

O encontro tem por objetivo enriquecer e definir as temáticas possíveis de trabalho na promoção dos Diretos Humanos, analisando a complexa relação entre as corporações midiáticas nos contextos latino-americano e africano. Os debates serão norteados pela discussão do caráter estrutural da comunicação como umas das dimensões que veiculam ou bloqueiam a construção de processos democráticos no eixo Sul-Sul.

Os palestrantes participarão três mesas redondas: “A Sustentabilidade Democrática no Sul”; “Poder e Corporações Midiáticas” e  “Os Meios de Comunicação no Sul: impacto e perspectivas na consolidação de processos democráticos”.

Entre os debatedores estarão Patrícia Villegas, presidenta da Rede Telesur; Félix Cardenas, vice-ministro de Descolonização da Bolívia; Graciana Peñafort, diretora de Assuntos Legais do Ministério da Defesa da Argentina e Emanuel Mayah, diretor da Reporteres 360 e do embaixador da Agência Nacional da Nigéria Anti-Tráfico de Pessoas.

Para acessar a programação completa clique no link: http://www.cipdh.gov.ar/programa.pdf