14 de setembro de 2021

Na era das fake news, vêm surgindo muitas campanhas falsas de arrecadação de contribuições, supostamente voltadas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos mais recentes golpes é assinado por falsos “assessores do presidente Lula”, e pede doações em bitcoin! É mentira.

A mensagem afirma inclusive que pede doações em cripto moedas para evitar o rastreio de doações, e remete a um site falso, para dar aparência de fidedignidade. E essa não é a única mensagem falsa rodando por aí.

Existem diversos sites falsos com pedidos de doação para uma suposta campanha Lula 2022. O objetivo, além de roubar dinheiro de pessoas bem intencionadas, é criar o caos e espalhar informações mentirosas nas redes – vale lembrar, inclusive, que o período de campanha eleitoral ainda não começou. Também circulam pelo whatsapp informações mentirosas sobre suposta campanha antecipada do PT, utilizando áudios de campanhas antigas, já desmentidas pelas agências de checagem de fatos.

Não caia em golpes! Não há doação direta para Lula. E as duas únicas instituições legalmente autorizadas a arrecadar recursos que têm vínculo direto com o ex-presidente são o Instituto Lula e o Partido dos Trabalhadores. Caso você tenha interesse em fazer doações, é possível doar diretamente para o o Partido dos Trabalhadores, nessa página, ou para o Instituto Lula, nesse link ou no pix abaixo.

Viu alguma mensagem enganosa circulando pelas redes? Evite golpes e denuncie!