Nem patrão, nem família, nem padre, nem pastor: ninguém manda no seu voto!

No ambiente familiar, no trabalho ou em locais de fé: não se pode influenciar o voto ou ameaçar. Na cabine, é só a urna e você

Compartilhar:

Em sete estados brasileiros, a existência de campanha eleitoral dentro de templos religiosos foi levada à Justiça. Há registros de ações em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Goiás. É uma realidade que atinge mais diretamente pessoas que vivem nas periferias e pessoas negras e que, além de pouco ou nada democrática, fere a legislação. Se isso acontece com você, saiba que nenhum padre, pastor, patrão ou parente pode influenciar na sua escolha. Ninguém manda no seu voto. Na cabine, é só você e a urna.

ninguém manda no seu voto

O assédio eleitoral é uma atitude covarde que tenta impedir as pessoas de tomarem as melhores decisões para si e suas crenças, valores e sonhos para o futuro. A legislação proíbe propaganda eleitoral em templos por considerarem esses espaços bens de uso comum do público. O trecho da Lei das Eleições que estabelece a vedação nivela as igrejas a cinemas, clubes, lojas e centros comerciais e tem a mesma punição de colocação de adesivos ou bandeiras nesses locais.

Apenas até o último dia 20, o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 903 denúncias de assédio eleitoral contra 750 empresas. Em nítido desrespeito às leis brasileiras, empresários bolsonaristas tem intimidade, ameaçado e tentado coagir seus funcionários a votar no presidente que tenta a reeleição. O nome disso é assédio eleitoral e é crime!

Há patrões que chantageiam funcionários com promessas de folgas, bônus em dinheiro, 14º ou 15º salário ou pura e simplesmente ameaçando demitir todos caso Jair Bolsonaro não vença. O que é crime. Outros orientam as funcionárias a esconderem o celular no sutiã”. Também é crime.

Existem ainda muito relados de maridos, esposas, sogros e familiares que tentam coagir alguém a votar no mesmo candidato que eles. Pedem até que a pessoa filme a urna – o que não é permitido. Não se pode sequer portar o celular dentro da cabine de votação.

ninguém manda no seu voto

Lembre-se: o voto é secreto. Ninguém fica sabendo em quem ninguém votou, e qualquer coisa dita que contrarie isso é pura e simples fake news. Na cabine, é só você e a urna, ou seja: ninguém manda no seu voto!

Onde denunciar assédio eleitoral no trabalho

Reúna imagens, fotos, vídeos, mensagens, documentos ou testemunhas do assédio eleitoral e denuncie: