New York Times declara apoio para Lula: A eleição presidencial do Brasil vai determinar o futuro do planeta

O maior jornal dos Estados Unidos publica editorial sobre o temor do mundo com a reeleição de Jair Bolsonaro

Compartilhar:

O maior jornal dos Estados Unidos, The New York Times, e um dos mais lidos do planeta, publicou um editorial nesta quinta-feira (27/10), em que declara apoio à eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirma que a reeleição de Bolsonaro é um risco para o meio ambiente. “Seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva, promete acabar com a destruição e provou que pode ser duro com o crime ambiental e entregar resultados em dois mandatos anteriores”, diz o jornal.

O editorial, em texto e vídeo, traz o título: “A eleição presidencial do Brasil vai determinar o futuro do planeta”. “O presidente Bolsonaro é desafiador em seu desejo de sacrificar a Amazônia, suas reservas de conservação e terras indígenas ao agronegócio e ao ‘desenvolvimento’. Seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva, promete acabar com a destruição e provou que pode ser duro com o crime ambiental e entregar resultados em dois mandatos anteriores”, diz o jornal.

Na capa da matéria um vídeo mostra Bolsonaro imitando gestos de tiros e imagens floresta em chamas. “Quem quer que ganhe controlará mais da metade da floresta amazônica e vai determinar as condições de vida futura na Terra”, sentencia.

O texto diz que o desmatamento em curso no governo de Jair Bolsonaro pode levar o ecossistema a uma catástrofe que atingirá muito mais que a região amazônica. O jornal norte-americano lembra que as chuvas que abastecem pelo menos dois continentes, incluindo a terras produtivas da Califórnia, vêm da Amazônia.

O vídeo que acompanha o editorial destaca que Bolsonaro faz o que diz e mostra pronunciamento em que ele afirma “não admitir mais Ibama sair multando a torto e a direito por aí, bem como o ICMbio, essa festa vai acabar”. Em seguida, relata o desmonte de Bolsonaro às agências de proteção.

O Times destaca o Projeto de Lei 2633 (que trata da legalização de ocupações irregulares em terras públicas e que pode incentivar um aumento de invasões e desmatamento na Amazônia) como a lei menos conhecida e mais destruidora no mundo neste momento, pois dá aos ladrões o direito sobre as terras que eles usurpam. Sobre o projeto, o vídeo diz que é preciso chama-lo pelo que é: “Lei de recompensa aos criminosos, dane-se a Amazônia e que a Terra arda no inferno”.

Nesta semana a revista científica do Reino Unido, Nature, publicou um editorial a favor da eleição de Lula. Também nos últimos dias, o ex-presidente recebeu apoio dos primeiros ministros de Portugal e da Espanha. O mundo todo vê com horror a possibilidade da reeleição de Jair Bolsonaro, que entre outras pautas que isolam o Brasil, representa uma ameaça ao meio ambiente.