O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicou nesta terça-feira (22/09), durante entrevista ao Programa do Ratinho, no SBT, que financiar uma obra no exterior significa exportar engenharia e equipamentos produzidos no Brasil, além de receber o dinheiro emprestado de volta com lucro.
“Quem começou a fazer o metrô de Caracas, na Venezuela, foi o Fernando Henrique Cardoso. Quando o BNDS [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] faz um empréstimo, primeiro, quem pega o dinheiro é obrigado a contratar uma empresa brasileira. Segundo, os componentes para a obra são comprados no Brasil. Além de receber o dinheiro emprestado de volta ainda exportamos nossos produtos. O mundo inteiro faz isso. O Brasil se desenvolveu por causa do dinheiro que os Estados Unidos colocaram aqui no começo do século passado”, disse.
“É importante exportar engenharia. Quando fazemos isso nós estamos vendendo produtos brasileiros e exportando conhecimento. O Brasil é o único país do mundo que obriga, quando alguém recebe financiamento, a contratar empresas brasileiras. Além de exportar peças, equipamentos, caminhão, tratores, é uma coisa boa para os países”, completou.
Lula recordou também de que, quando foi eleito pela primeira vez, quitou antecipadamente a dívida de 15,5 bilhões de dólares do Brasil com o Fundo Monetário Internacional (FMI), provando que o país não dependeria mais de empréstimos externos para continuar crescendo. Ou seja, tornando o país protagonista e independente.