Em fala durante ato de celebração do 2 de julho, hoje, em Salvador (BA), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou a retomada do crescimento, a geração de empregos e a inclusão social como tarefas prioritárias de um eventual novo governo, que terá, ainda, compromisso com a defesa da igualdade, da democracia, da soberania e da paz.
“Nosso primeiro e mais urgente compromisso é com a imensa maioria da população brasileira. Aqueles que durante nossos governos conquistaram o direito de fazer pelo menos três refeições de qualidade por dia e ter uma vida digna, e que agora sofrem na fila dos ossos e dos caminhões de lixo. Nosso compromisso é com a defesa da igualdade, da democracia, da soberania e da paz. Com a geração de empregos, a restauração dos direitos trabalhistas, a valorização do salário mínimo e a inclusão social”.
Lula destacou também a necessidade de renovar e ampliar o Bolsa Família, de retomar investimentos em infraestrutura e educação, de promover o desenvolvimento econômico e a reindustrialização nacional, dando atenção também para a arte, a ciência e a cultura, a reforma agrária, a agricultura família e pequena e média produção rural, o fortalecimento do SUS e a retomada de políticas como o Mais Médicos e o Farmácia Popular, que eles acabaram.
Crise social, política, econômica e humanitária
De acordo com o ex-presidente, o Brasil atravessa um dos piores momentos da história, com crise social, política, econômica e humanitária causada por um governo que fez pouco caso da pandemia, levando centenas de milhares de brasileiros à morte.
“Um presidente incapaz de derramar uma única lágrima pelas quase 700 mil vítimas da Covid. Nenhuma lágrima, nenhum abraço, nenhuma palavra de conforto para aqueles que perderam seus entes queridos. E aqui na Bahia, nenhuma casa foi construída para ajudar o governador Rui Costa nos reparos das enchentes que tiveram aqui”.
No ato que celebra a luta da Bahia para se libertar da dominação portuguesa, há 200 anos, Lula disse que a verdadeira independência que o Brasil precisa fazer é contra o desgoverno Bolsonaro e todo o mal que ela causa ao país e ao povo brasileiro.
“Nossa arma é a esperança. Mas não a esperança de quem espera acontecer. E sim a esperança de quem trabalha e luta todo dia. De quem viveu dias melhores durante os governos populares, e sabe que é possível reconstruir e transformar de novo este país”.
Mais declarações:
Quando eu era presidente, imaginava como seria o Brasil depois de 200 anos de independência. Participei da comemoração dos 200 anos de independência na Argentina, uma festa memorável. Se houvesse no Brasil um governo democrático, poderíamos repetir uma festa gloriosa.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022
A independência do Brasil é resultado de uma luta que começou antes do 7 de setembro. Talvez em nenhum outro estado do Brasil a população tenha sido tão protagonista dessa história quanto na Bahia.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022
É mais do que urgente construirmos a igualdade de direitos entre mulheres e homens. Salários iguais para trabalhos iguais, em todas as profissões. E por mais mulheres participando ativamente da política, da pesquisa científica e da gestão pública, e o que mais elas quiserem.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022
É contra esse desgoverno – e todo o mal que ele causa ao país e ao povo brasileiro – que nós precisamos fazer a nossa nova independência. E eu tenho certeza de que ela virá, a partir das eleições de 2 de outubro.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022
Nossa arma é a esperança. Mas não a esperança de quem espera acontecer. E sim a esperança de quem trabalha e luta. De quem viveu dias melhores durante os governos populares, e sabe que é possível reconstruir e transformar de novo este país.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022
Nosso compromisso é com a defesa da igualdade, da democracia, da soberania e da paz. Com a geração de empregos, a restauração dos direitos trabalhistas, a valorização do salário mínimo e a inclusão social.
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022
Assista na íntegra: