09 de julho de 2021
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Nota de pesar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo falecimento do ex-presidente da Caixa Econômica Federal, o arquiteto e urbanista Jorge Hereda.

“Arquiteto e urbanista, Jorge Fontes Hereda contribuiu de forma decisiva para transformar a vida de milhares de famílias brasileiras e impulsionar o desenvolvimento regional do país.

Sua trajetória como gestor teve início no estado de São Paulo, onde ocupou a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, foi secretário de  Serviços e Obras de São Paulo, presidente da Cohab e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Foi comigo para o governo federal e me ajudou a construir um dos maiores programas habitacionais do mundo, o Minha Casa Minha Vida.

Primeiro, na secretaria de Habitação do Ministério da Cidades e, depois, na vice-presidência da Caixa, Hereda colaborou para beneficiar quase 7 milhões de brasileiros com a casa própria. Já como presidente da Caixa, ele fortaleceu e ampliou o braço social do banco, levando desenvolvimento, saneamento e infraestrutura a todos os cantos do país. Também contribuiu para o estado da Bahia, como secretário de Desenvolvimento Econômico no primeiro governo de Rui Costa (PT).

Foi um companheiro que dedicou a carreira ao serviço público e o fez com grande competência e firmeza. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, aos amigos e companheiros de Jorge Fontes Hereda. 

Luiz Inácio Lula da Silva”