Todo o Brasil contra as fake news: o caso do boné CPX

Aconteceu e irá se repetir cada vez mais. O Brasil se une contra fake news: o caso CPX é tão grotesco e mentiroso que mostrou como se faz para restabelecer a verdade e começar a reconstruir o país.

Compartilhar:

O bolsonarismo já mostrou seu desespero com a perspectiva de não reeleger Bolsonaro. Incomodada com o sucesso da caminhada de Lula no Rio de Janeiro, máquina de mentiras do gabinete do ódio espalhou a fake news de que o boné que ele usou representava a criminalidade. Isso é mentira. Além de ser mentira, ofende todas as dezenas de milhares de moradores da comunidade. O episódio é tão grotesco que foi capaz de unir o Brasil contra as fake news. O caso do boné CPX mostra a saída deste pesadelo: verdade e mobilização. É assim que vamos vencer a mentira e o bolsonarismo.

A mentira começou na própria quarta-feira (12), com a divulgação de diversas imagens do ex-presidente cercado por uma multidão de apoiadores. Ele usava um boné escrito CPX. A sigla significa “complexo” e se refere ao Complexo do Alemão. Este é o nome do lugar onde Lula estava. Para o bolsonarismo, porém, é sinônimo de bandidagem e as fake news que circularam eram furiosas em espalhar essa mentira ofensiva. Para eles, todos os moradores de comunidades são bandidos.

boné CPX

A junção de mentira com preconceito e discurso de ódio bolsonarista gerou diversas reações. Na internet, muita gente desmentiu o bolsonarismo por conta própria — ou seja, sem esperar desmentidos oficiais de agências de checagem. Reagir e se mexer é importantíssimo para enfrentar o maior esquema de fake news do planeta, pois é com isso que estamos lidando. Bolsonaro já mentiu 6.409 vezes desde que se tornou presidente.

O Brasil se levantou contra a fake news do boné CPX

Nas redes sociais, o chorume bolsonarista espalhou a fake (os de sempre: Flavio Bolsonaro, Carla Zambelli, Mario Frias e diversos outros mentirosos já condenados no TSE pelas mentiras), como sempre faz. Mas não ficaram falando sozinhos. Teve revide e teve muito. Renê Silva, morador do Alemão, foi um dos que viralizou com resposta à altura para a mentira preconceituosa e ofensiva dos bolsonaristas.

O influenciador Felipe Neto, que vem fazendo vídeos didáticos desmontando mentiras bolsonaristas, fez um não só desfazendo a fake news do boné CPX como também colocando uma pergunta importante no debate. É para esse bando de mentirosos, imitadores de fascistas, que vamos dar nosso voto?

A cantora Zélia Duncan foi direta e objetiva: “CPX significa COMPLEXO, Lula homenageava os moradores do Complexo do Alemão, só isso. E foi lindo de ver! O resto é despeito e mentira!”. A atriz Fernanda Paes Leme também se manifestou, assim como a jornalista Flávia Oliveira e outras colegas.

Não teve trégua e é assim que o Brasil vai lutar contra a mentira

Na imprensa local, o jornal A Voz da Comunidade foi um dos primeiros a desmentir a fake. O desmentido tornou-se notícia nos maiores portais jornalísticos do país antes mesmo de chegar às agências de checagem (que normalmente fazem isso). Foi publicando no UOL, na Folha, no Estadão, no Estado de Minas, Diário de Pernambuco, Correio Braziliense e em muitos outros. Até a Veja se torceu à verdade.

A grandiosidade do evento com Lula impactou também a imprensa internacional. Lula no Alemão, ou seja, Lula no CPX, foi destaque nos jornais The Guardian, na mídia francesa RFI, na mídia norte-americana ABC, bem como na revista Time. Esta, por sinal, lembrou algo que o bolsonarismo vive tentando nos fazer esquecer: “Somente nos primeiros três anos do governo Bolsonaro, 33.200 quilômetros quadrados da Amazônia brasileira foram desmatados – a pior taxa de desmatamento em 13 anos”.

Falta pouco para o segundo turno. É hora de se mobilizar!

Vamos vencer Bolsonaro à medida que o movimento que aconteceu nas últimas 24 horas passe a se repetir sistematicamente. Eles têm robôs, têm a máquina de desinformação, têm dinheiro (público, investigado no STF) alimentando mentiras, mas nunca terão a legitimidade de quem está com a verdade.

Está mais do que na hora de votarmos Lula 13 e reconstruirmos o país com base na verdade, na esperança e em propostas REAIS para melhorar a vida de todos os brasileiros. Aqui tem um Guia do Segundo Turno. Nós estamos aqui. Vamos COM VOCÊ reconstruir o Brasil!