Não é exagero repetir o alerta para o perigo representado por aqueles que abusam das pessoas de boa-fé. Está na Bíblia, em Mateus 7, 15: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”. Falsos profetas são aqueles que querem se passar por homens de bem e se aproveitam dos cristãos para enganá-los.
A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira e condena os que usam da falsidade contra o próximo. No novo Testamento, em João 8:44, Jesus diz que “o diabo é o pai da mentira”. “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.
No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”.
No Debate da Globo, ocorrido na quinta-feira (29), a figura que se nomeava Padre Kelmon representou um exemplo exagerado desse mal. Além de fazer uso indevido das vestimentas religiosas, há notícia de que se trata de um impostor. Na sexta-feira (30) a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota dizendo que, ao contrário do que diz, o sujeito não é sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana.
Falsos profetas não passarão aos olhos de Deus.