PAA: Alimentos comprados na África, para africanos

Compartilhar:

Um programa que liga nutrição escolar à produção dos pequenos agricultores do Senegal vem transformando a realidade de muitas pessoas no país. Baseado nos princípios e conhecimentos técnicos do programa de aquisição de alimentos do Brasil, o PAA Africa (Purchase from Africans for Africa), instalado em Kédougou, uma das áreas mais pobres do país, triplicou a produtividade agrícola alcançando mais de 20.000 alunos.

Estabelecido em 2012, o programa tem como objetivo apoiar os agricultores vulneráveis, fornecendo refeições escolares diárias e impulsionando economias locais não apenas no Senegal, mas na Etiópia, Malawi, Moçambique e Níger, países que integram o programa. 

Segundo o Relatório de Resultados e Aprendizado da Fase 1, lançado no início deste ano, o PAA África contribuiu para que os níveis de produtividade aumentassem cerca de 114% e para que mais de mil toneladas de alimentos fossem adquiridas pelos países participantes. 

No Senegal, de acordo com o Banco Mundial, 46,7% da população vive abaixo da linha de pobreza. O país ocupa o 154º lugar do Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD, com 0,47. Com o programa, que fortalece a segurança alimentar, os agricultores locais puderam reforçar suas capacidades de participação no mercado por meio de insumos agrícolas e de novas habilidades para o agronegócio.