O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma defesa enfática do meio ambiente durante o debate deste domingo (28/08). “O mundo hoje vive discutindo a questão climática. É da responsabilidade de cada um (governante) cuidar do seu país, para que todos cuidem de seus países e a gente cuide juntos do planeta ou a gente vai destruir o planeta terra”, declarou.
Lula lamentou a política implementada atualmente no Brasil, que incentiva o desmatamento. “O Brasil faz discurso todo santo dia de que é preciso desmatar, que é preciso queimar, não há nenhum cuidado com a questão ambiental. Nós temos gente do governo que até incentiva, nós tivemos ministros que diziam ‘deixa a boiada passar’”, disse. O ex-presidente recordou que o Brasil rompeu o acordo que tinha com a Alemanha e com a Noruega de preservação, o chamado Fundo Amazônia.
“Eu tive o prazer de ser presidente da República e participar da COP 15, em Copenhague, onde assumimos o compromisso, que depois foi referendado em Paris, em que a gente reduziu o desmatamento em 80% e que a gente iria diminuir a emissão em gás efeito estufa em 36.9%. Naquela época o Brasil passou a ser referência no mundo inteiro, todo mundo conversava com o Brasil, e hoje as pessoas têm o Brasil como país que não leva a sério e ninguém respeita as decisões do nosso país”, completou.