“Quero confirmar a presidenta Dilma Vana Rousseff como nossa candidata”, aclamou o presidente do PT, Rui Falcão, junto com a militância e os delegados na Convenção Nacional do partido. O encontro aconteceu neste sábado, 21, em Brasília e reuniu lideranças do PT, de partidos aliados, além de ministros, governadores e pré-candidatos, entre outras autoridades.
Baixe as fotos em alta resolução no Picasa do Instituto Lula.
“Se tivemos orgulho de ir às ruas em eleições passadas, precisamos agora ter orgulho de ir às ruas defender a Dilma de qualquer preconceito”, afirmou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Para eles, mulher nasceu para ser objeto de cama e mesa, para nós é agente da transformação”, avaliou. Lula disse não ter medo algum de fazer qualquer comparação entre os governos Lula e Dilma com gestões anteriores. “Fizemos mais em todas as áreas”.
O ex-presidente ressaltou inclusive os avanços feitos nos últimos 12 anos no combate à corrupção.
Lula fez questão de começar sua fala mostrando o vídeo de uma catadora de material reciclável que fala sobre o impacto da Copa na sua vida e em nosso país. “Estádios estão prontos, metrô funcionando. Quem passou dois anos dizendo que ia dar errado, aprendeu a lição”: Catadora de BH e a Copa no Brasil
A presidenta Dilma Rousseff falou do desafio de levar informações à população sobre o que tem sido feito no país: “Agora, a verdade deve vencer a mentira e a desinformação”. Ela lembrou que “quando Lula assumiu, o Brasil era um. Quando deixou a Presidência, era um país completamente diferente e muito melhor”. Ela destacou que também em seu governo o cenário mudou muito com a crise internacional, mas enquanto em boa parte do mundo o desemprego cresceu, no Brasil foram criados 11 milhões de empregos.
“Fizemos muito, mas precisamos fazer mais. O povo precisa de mais”, afirmou Dilma. Ela ressaltou a importância da entrada do Brasil na sociedade do conhecimento e o papel central que a valorização da educação tem nisso. Melhorar a qualidade do emprego também foi um desafio apontado pela presidenta como crucial.
“Não nos propomos apenas a realizar um novo ciclo de crescimento, mas um novo ciclo histórico, construído junto com o povo brasileiro”, afirmou Dilma, citando a reforma política e a reforma urbana, como questões a serem enfrentadas.
O vice-presidente Michel Temer, que continuará ao lado de Dilma nesta eleição, ressaltou que “o PMDB tem a honra de estar ao lado de um governo que deu certo”. “Hoje a festa é sua, mas em outubro a festa será do povo brasileiro”.