Para Mo Ibrahim, vencedor do prêmio Africare, Lula é “verdadeiro amigo da África”

Compartilhar:

O empreendedor sudanês Mo Ibrahim recebeu na noite deste sábado (20), o prêmio Leadership Africare, concedido pela maior organização afro-americana focada em assistência e desenvolvimento na África. Mo começou seu discurso dizendo que o ex-presidente Lula é um exemplo de “como um presidente é capaz de mudar um país”. E, mais tarde, reconheceu os esforços do ex-presidente brasileiro em estreitar os laços com a África lembrando: “Lula viajou para o continente africano 38 vezes. Ele é um verdadeiro amigo da África”.

O sudanês fez um longo discurso de improviso, no qual mostrou muita esperança no desenvolvimento do continente africano, mas não poupou críticas à injustificável duração prolongada do problema da fome na África. “Nós somos um continente rico. Não devemos nada há ninguém, não há razão para que convivamos com a existência de crianças pobres e famintas [no continente]”.

Darius Mans, presidente da ONG americana Africare, apresentou Mo Ibrahim como o responsável pela revolução do celular na África. Mo foi um dos primeiros empresários a apostar na explosão da telefonia celular no continente. Atualmente, o sudanês tem também uma fundação que criou um índice de governabilidade e transparência para estimular a democracia na África. Ele também oferece um prêmio anual aos ex-presidentes que tenham se destacado em mudar a vida das pessoas em seus países. “Pena que Lula não é presidente africano, de outra maneira ele poderia levar [o prêmio] de cinco milhões de dólares”, brincou. E completou: “Ou ele ainda pode se candidatar à presidência de um de nossos países”.

Ouça o inspirador discurso de Mo Ibrahim (em inglês)

Clique aqui para ler o discurso completo de Mo Ibrahim em português

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Mo Ibrahim já se encontraram outras vezes, a última delas havia sido em dezembro, quando Lula viajou ao continente africano. Lula lembrou do encontro em seu discurso: “Em dezembro passado, nós tivemos uma longa e agradável conversa. E eu pude constatar a seriedade do trabalho que o Mo Ibrahim realiza pelo desenvolvimento, pela democracia e por uma melhor governança na África.

A Fundação Mo Ibrahim tornou-se uma referência para todos aqueles que desejam entender a África e apoiar seu desenvolvimento combatendo às desigualdades sociais. Ao premiá-lo, a Africare acertou em cheio e foi por isso que eu fiz questão de estar aqui”.

Leia também:
Em Washington, Lula diz que desenvolvimento da África é parte da solução para a crise mundial
Para saber mais sobre a Mo Ibrahim Foundation: http://www.moibrahimfoundation.org