A caravana Lula pelo Brasil está percorrendo todos os estados no Nordeste, com paradas e atos previstos em diversas cidades. Mas há uma novidade que está reajustando o cronograma da caravana: paradas não previstas oficialmente, na beira da estrada.
Já foram mais de 20 paradas na beira da estrada. Em algumas delas o PT local ou políticos da cidade organizam um pequeno aparelho de som em microfone, em outras há até palanque montado, mas há paradas onde o povo quer apenas ver e abraçar o ex-presidente. Na cidade de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, a população nem chegou a fechar a estrada, mas as pessoas saíram de suas casas para acenar à comitiva, promovendo uma emocionante acolhida por percurso de mais de um quilômetro.
Quando tem a oportunidade de falar, o ex-presidente usualmente começa agradecendo ao carinho e invariavelmente pede desculpas pela fala rápida. A mensagem em todas essas paradas tem focado na esperança e na necessidade de sonhar. “Minha geração não acreditava que o filho de um homem do campo pudesse virar engenheiro agrônomo. Nós provamos que isso era possível. Agora eu só peço que vocês não deixem de sonhar, e sonhem alto. Não é possível avançar sem sonhos”.
A gratidão pela fantástica acolhida do povo nordestino, especialmente o sertanejo, está registrada em dezenas de imagens que você pode ver no Flickr do Instituto Lula.
Algumas das paradas fora do cronograma oficial da caravana:
Ceará:
Banabuiú
Cedro
Icó
Iguatu
Quixelô
Quixeré
Solonópole
Usina de Produção de Biodiesel de Quixadá (zona rural de Quixadá)
Rio Grande do Norte:
Acari
Campo Grande
Florânia
Jucurutu
Paraíba
Nova Palmeira
Pernambuco
Araripina
Goiana
Xexéu
Sergipe
Campo de Brito
Japoatã
São Domingos
Bahia
Jandaíra
Piauí
Alegrete
Marcolândia
Campo Grande do Piauí
Ipiranga
Inhuma
Passagem Franca do Piauí
Barro Duro
Miguel Leão
Monsenhor Gil
Demerval Lobão
Vila Irmã Dulce