A Polícia Civil de Gravatal (SC) iniciou investigação para tentar identificar um homem que aparece em um vídeo atirando contra o alvo enquanto diz “olha ali o petista passando”. A denúncia foi feita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no dia 24 de março e as autoridades tratam o caso como crime de ameaça.
O vídeo chegou até o Verdade na Rede por meio do campo de denúncias do site e pelos grupos de Whatsapp de Agentes da Verdade.
O uso de armas para reprimir o debate político vem sendo uma tônica em meio aos bolsonaristas. No ano passado, o próprio presidente Jair Bolsonaro chegou a ameaçar integrantes do STF de usar armas fora da Constituição para fazer seus interesses prevalecerem. A ameaça levou à reação dos demais poderes.
Recentemente senadores contrários à flexibilização do controle de armas e munições no país também passaram a ser ameaçados por defensores do porte de armamentos.
Verdade nas redes e nas ruas
Na semana passada, começou o mutirão de vacinação contra fake news, chamando as pessoas a defenderem a democracia denunciando as mentiras e ameaças que estão sendo espalhadas nas redes e nas ruas.
O Verdade na Rede concentra as vacinas já produzidas para os vírus bolsonarista da mentira e da violência. Você que já tomou a primeira, a segunda e a terceira doses da vacina contra o coronavírus: é hora de se imunizar contra as fake news na internet. Busque vacinas e imunize seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, de igreja e quem vier espalhar mais uma lorota das milícias digitais.
O caminho para a verdade é simples e conta com o apoio da nossa equipe. Os passos são os seguintes:
1 – Viu uma mentira?
Não a divulgue, nem para seus amigos mais próximos. Bolsonaro quer nos afogar nas suas falsidades. Saia dessa. Respire fundo, entre em https://lula.com.br/verdadenarede/ e busque uma vacina para as fake news que não param de pingar nos seus grupos de zap.
É só ir no campo de busca e digitar uma palavra marcante da notícia falsa.
Responda a cada mentira com uma verdade. O nosso site reúne o material das agências de checagem e conteúdo próprio. É preciso desmontar os argumentos falsos e as narrativas fantasiosas do bolsonarismo. Ao responder à mentira, encaminhe uma das vacinas, aproveite e já envie algumas das realizações dos governos do PT para gerar um debate produtivo e sem briga.
2 – Não encontrou uma vacina?
Denuncie a fake news com a qual você se deparou. Você pode fazer isso em nosso site, clicando no botão vermelho DENUNCIE AQUI. Produziremos novas vacinas a partir das novas cepas do bolsovírus. Além disso, nosso time jurídico irá avaliar a sua denúncia e, se for necessário entraremos em contato para maiores informações.
3 – Como seguir informado?
É só se cadastrar em um dos nossos grupos de WhatsApp. Estaremos sempre de olho. Procurando as mentiras que circulam nas redes e em grupos de WhatsApp e Telegram e trazendo a verdade.
Além disso, os grupos também são espaços para trocar informações e técnicas para eliminar as fake news. Seja um agente da verdade!
Vamos neutralizar o Bolsovírus e respirar os ares da democracia e da verdade. Vacine-se contra a violência política e as fake news.