Presidente do Instituto Lula inclui conteúdo de acervo presidencial em sua defesa

Compartilhar:

Nesta sexta-feira (21), o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, apresentou sua defesa referente ao processo que investiga o acervo presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os advogados de Okamotto apresentaram o conteúdo do acervo acumulado pelo ex-presidente durante seus dois mandatos. São 369 mil cartas, cerca de 10 mil livros e mais de 15 mil discursos.

O acervo conta também com incontáveis camisas de times de futebol, um capacete do Ayrton Senna, esculturas, artesanatos, faixas, prêmios, medalhas, troféus, quadros, charutos e até farinha.

Lula, que é reconhecido como o melhor presidente do Brasil, acumulou nove contêineres que formam este acervo privado, de interesse público e do povo brasileiro, regulado pela Lei 8394/91, que determina que este seja preservado pelos ex-presidentes.

Atualmente o acervo se encontra lacrado pelas investigações, mas o Instituto Lula tem como projeto colocá-lo em exposição para a população e em breve disponibilizará online o catálogo de fotografias do acervo.