O presidente da Itália, Sergio Mattarella, cumprimentou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira, 31 de outubro, em carta endereçada ao Ministério das Relações Exteriores, por meio de ofício da embaixada do país europeu.
No documento, o presidente italiano faz referência à antiga e forte amizade entre os dois países e disse que Brasília e Roma continuarão a desenvolver relações bilaterais nas áreas de interesse comum e trabalharão juntas para solucionar desafios do tempo presente, como a paz e a segurança.
A carta foi entregue em italiano e português.
Íntegra da tradução:
31 de outubro de 2022
S. Exª Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente eleito da República Federativa do Brasil
Brasília
Ao receber a notícia de sua eleição, gostaria de transmitir as mais vivas felicitações da República Italiana e os melhores votos de sucesso no cumprimento do alto cargo que lhe foi confiado pelo povo brasileiro.
Nossos países compartilham uma antiga e forte amizade, enraizada também no tecido social, graças à presença no Brasil de uma grande e bem integrada comunidade de cidadãos de origem italiana.
Nestes sólidos alicerces, Brasília e Roma continuarão a desenvolver as relações bilaterais, estendendo-as a todas as áreas de interesse comum, e trabalharão juntas para contribuir à solução dos numerosos desafios – também para a paz e a segurança – do tempo presente.
Queria aceitar os meus melhores votos para o bem-estar de sua pessoa e para a prosperidade do amigo povo brasileiro.
Sergio Mattarella