Nesta quarta-feira (15/08), o Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com pedido de liminar junto ao pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando reconhecimento do direito à participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate eleitoral entre candidatos à Presidência da República, a ser realizado no dia 17 de agosto de 2018, pela Rede TV!
O pedido de liminar se baseia na injusta, ilegal e inconstitucional execução provisória da pena imposta a Lula, que não é razão suficiente para cassação de seus direitos políticos, muito menos razão de lhe restringir a candidatura à presidência da república. A candidatura de Lula tem os mesmos direitos de qualquer outra, inclusive no que diz respeito à participação em debates, no horário eleitoral e de ter o nome nas urnas em 7 de outubro.
A liminar impetrada pelos advogados requer a participação presencial de Lula no debate eleitoral de 17 de agosto. Se este direito lhe for negado, a liminar solicita a participação do ex-presidente por videoconferência, ou, ainda, por vídeos gravados previamente.