Quanto mais aplaudem Lula, mais fakes de vaias aparecem: é recalque!

Compartilhar:

Você já esteve em algum evento de Lula? Já ficou com os pelos arrepiados, o coração batendo forte e até um sorriso meio besta na cara, só de imaginar o Brasil voltando a sorrir em um novo governo Lula? Pois é isso que milhares de pessoas têm experimentado nos encontros com o ex-presidente. Onde Lula vai não tem vaia para ele: é aplaudido, ovacionado, recebido com enorme carinho pelo povo, e isso dói demais no cotovelo do bolsonarismo. Afinal, deve ser triste ter um líder que só mobiliza medo e ódio. Então o que a máquina de desinformação faz? A cada novo evento com Lula, soltam uma “nova” fake com um velho formato: áudios falsos em montagens para dizer que Lula foi vaiado. Puro recalque!

Não é novidade existirem montagens com áudio falso sobre vídeos legítimos para tentar emplacar esse tipo de fake news. Mas impressiona a obsessão do Gabinete do Ódio em tentar criar uma mesma mentira (que nunca cola) de forma tão insistente. Desde o ano passado essa tática vem se repetindo mais vezes. Em agosto do ano passado, por exemplo, inventaram uma fake sobre supostas vaias a Lula em restaurante de Recife. Tudo invenção. A história foi desmentida por diversas agências de checagem, como a Boatos, entre outras.

O mesmo aconteceu recentemente, quando um vídeo manipulado fazia crer que Lula estava sendo vaiado ao entrar em um hotel. As fake news envolvendo esse vídeo eram diversas: tinha quem dizia a cena se dera em Pernambuco, outros falavam que fora em Curitiba. De novo, um áudio falso foi colocado sobre imagens reais da visita dele a Natal, no Rio Grande do Norte. A tentativa era a mesma: levar as pessoas desavisadas a pensarem que Lula não tenha recebido carinho, muito carinho, do povo potiguar. A farsa saiu em diversas agências de checagem, como a Estadão VerificaAgência Lupa e Aos Fatos.

Bolsonaro gera indiferença ou vaias, Lula gera aplausos e emoção. É duro comparar


Adivinha o que aconteceu de novo essa semana, enquanto Lula estava em Pernambuco, sendo ovacionado em eventos em quatro cidades em dois dias? Isso mesmo, mais fake news de vaias, manipulando áudios de vídeos antigos. Dessa vez, usaram um vídeo antigo, de Lula em Teresina, manipularam o áudio para colocar vaias (que não ocorreram) e veicularam como sendo em Garanhuns.

E, se você ainda não viu por onde anda o presidente mais querido que esse país já teve, corre aquiaqui e aqui (dica: o Lulaverso, no Instagram, sempre faz stories ao vivo desses eventos, segue lá!). 

Lula está de novo em Pernambuco. Na última quarta (20), visitou sua terra natal e Garanhuns quase veio abaixo de tanto amor e lágrimas de gratidão de um povo que não esquece: foi Lula quem levou água, com o programa Um Milhão de Cisternas, luz, com o Luz Para Todos, e comida, com o Fome Zero, para o prato do sertanejo. Novamente as mesmas mentiras, e novamente os mesmos desmentidos (pela Reuters, entre outras). Fechou a noite do dia 20 em um evento lotado em Serra Talhada.

Hoje foi a vez de um encontro com a cultura, realizado no Recife. Grandes nomes da cultura pernambucana, como Sidney Rocha, João Roberto Peixe, Tita Alves, Fred 04, Maciel Salu, Bete de Oxum, Bione, Kléber Mendonça Filho e outros falaram sobre o desmonte das políticas públicas do setor e pediram a recriação do Ministério da Cultura, em um eventual novo governo Lula.  

Novamente, só aplausos, carinho, emoção. 


Mas pode se preparar: assim sair o nome da próxima cidade para onde irá, a fábrica de fake news vai trabalhar de novo. Vão pegar aquele mesmo áudio fajuto, com vaias e ofensas a Lula, e colocar sobre imagens legítimas (ou às vezes nem isso) e tentar emplacar a mesma mentira. 

Carluxo, vem cá que eu vou te contar um segredo: o povo AMA Lula. Aceita, querido.

O post Quanto mais aplaudem Lula, mais fakes de vaias aparecem: é recalque! saiu primeiro no Verdade na Rede.