Nesta quarta-feira (16), a Justiça Eleitoral promoveu o tuitaço #RolêdasEleições para incentivar os jovens a emitir o título de eleitor (o prazo se esgota em 4 de maio). O movimento gerou muito burburinho na rede e figurou como um dos Assuntos do Momento no Twitter. Segundo dados do nosso monitoramento, a ação gerou 11,3 mil publicações e 66,3 mil engajamentos. A hashtag foi amplamente utilizada para criticar a candidatura de Bolsonaro à reeleição, funcionando como um chamamento a retirá-lo do poder nas urnas em outubro. O twitter recebeu uma enxurrada de memes contra Bolsonaro e seus malfeitos.
Ao contrário do que acontece nas ações de apoio a Bolsonaro,a imensa maioria dos participantes envolvidos na ação era de usuários reais,humanos, de acordo com a ferramenta Hoaxy, com participação quase nula de contas automatizadas. Confira no gráfico abaixo:
E muita gente legal participou! Artistas, jornalistas, clubes de futebol e políticos marcaram presença. O casal Lázaro Ramos e Taís Araújo destacaram a importância de tirar ou regularizar o título eleitoral. A jornalista Miriam Leitão lembrou que quando ela era jovem, era proibido votar, por causa da ditadura militar, e destacou o sonho de ver a juventude participando das decisões do país por meio do voto. Até o fã clube da banda coreana BTS entrou no movimento, assim como a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), que ensinou a incluir o nome social o cadastro eleitoral.
Mas quem fez sucesso mesmo foram os memes de quem está prontinho para tirar Bolsonaro da presidência. Memes sobre Gil do Vigor, Beyoncé e a eliminadora Eslovênia marcaram presença nessa!
Vale lembrar que a partir dos 16 anos já dá pra fazer parte dessa grande festa da democracia e votar nas eleições de 2022. Chega de reclamar que está tudo errado xingando muito no Twitter e vamos mudar as coisas a partir do voto! O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor é 4 de maio.
Para tirar seu título:
- Acesse https://bit.ly/TituloNet-2022, selecione a opção “Não tenho”, na guia “Título de eleitor”, e preencha todos os campos indicados com os seus dados pessoais;
- Você vai precisar anexar duas fotos do seu documento oficial de identificação e uma selfie segurando-o;
- Por último, anexe o comprovante de residência. Ah, homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar.