27 de outubro de 2018

São FALSAS as fotos e textos que circulam na internet afirmando que quatro urnas foram apreendidas numa caminhonete particular e que três delas “estavam preenchidas com voto” para o candidato do PT à presidência da República, Fernando Haddad.

A agência de verificação de notícias Lupa apurou que isso é MENTIRA! Isso é FAKE NEWS!

Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Acabou de dar agora na Odisseia FM 104.9 que a Brigada Militar de Serafina Corrêa aprendeu 4 urnas eletrônicas. […] Dessas, 3 urnas estavam preenchida com voto para o Haddad com pelo menos 81%”.
Informação que já tinha mais de 100 compartilhamentos às 16h30 do dia 25 de outubro de 2018.

FALSO
Postagem feita pelo site oficial da rádio no Facebook informa que a “Odisseia, em momento algum, divulgou ou postou informações referentes a essa que está circulando”. E ainda acrescenta: “Viemos por meio desta, novamente, esclarecer que a divulgação de apreensões de urnas eletrônicas em Serafina Corrêa que está sendo disseminada via mensagens de WhatsApp e Facebook não é verídica”.

Ao longo dos últimos dias, as mesmas fotos foram usadas para sugerir que urnas haviam sido aprendidas num carro particular no Amazonas – e que nelas também haveria votos para o petista Fernando Haddad:

“[Apreensão de urnas com votos para Haddad] No Amazonas!”
Informação que circula no Facebook desde o sábado 20 de outubro de 2018.

FALSO
Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a Polícia Militar já emitiram nota informando que as fotos são verdadeiras, que o carro era do TRE-AM e que é falsa a informação de que as urnas continham votos em favor do petista. “Na abordagem foi constatado que não havia irregularidades, porém um dos policiais fotografou as urnas sendo transportadas e divulgou em sua rede social de forma equivocada”.

Verificações semelhantes foram feitas pelos sites Boatos.org (aqui e aqui) e UOL Confere.

Não acredite nas fake news! Despreze as mentiras!

Espalhar mentiras e fake news nas redes sociais é crime!