24 de março de 2017

“Eles não estão julgando uma pessoa, estão julgando um jeito de governar”. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou brevemente ao final do seminário “O que a Lava Jato tem feito pelo Brasil”, em São Paulo. 

O seminário discutiu as consequências do julgamento seletivo e político-midiático promovido pela Lava Jato para a democracia, o Estado de Direito e a economia brasileiras.

“O que eles fazem é o contrário de um julgamento. Em vez de achar um crime para procurar o criminoso, eles primeiro decidiram quem é o criminoso e agora estão procurando um crime para jogar em cima dele”.

Lula começou o discurso bastante emocionado, após uma fala do jornalista Mino Carta, que citou a recém-falecida esposa de Lula, Marisa Letícia. 

Reforçando o caráter político que essa operação tem demonstrado, Lula chamou a atenção para o fato de que seus acusadores são contra um “jeito de governar” e querem criminalizá-lo por isso. São contra investimentos do Estado na economia, contra a participação do Brasil em investimentos estrangeiros… E querem transformar isso em crime. 

Leia também: Lava Jato e cobertura da imprensa foram “alavancas para o golpe”, dizem jornalistas

Para Lula, a Petrobras precisa ser forte e uma empresa que deve servir para alavancar a tecnologia brasileira. E, se políticos querem consertar o Brasil, não é destruindo empresas e tirando direito dos trabalhadores. “Façam esse país voltar a crescer.”

Lula: “Eu vou nessa briga até o fim. Eles vão ter que provar”. Foto: Ricardo Stuckert

 

“Se eles querem pegar o Lula, não estraguem o Brasil sob o pretexto de pegar o Lula”.

Muito decepcionado, Lula atestou que “voltou o complexo de vira-latas, voltou a prevalecer a ideia de que o Brasil é um país pequeno e não deve se meter em assuntos de países grandes”.

Lula informou que jamais achou que merecesse qualquer tipo de privilégio, mas que quer a justiça que o Estado deve a qualquer cidadão brasileiro. “Eu vou nessa briga até o fim. Eles vão ter que provar”.

Você pode baixar as fotos do seminário em alta resolução aqui.  

Veja o discurso do ex-presidente: 

Escute o áudio completo do discurso de Lula: