01 de dezembro de 2021

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira de uma sessão especial do filme “Marighella”, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O filme, dirigido por Wagner Moura, retrata os últimos anos de vida de Carlos Marighella, deputado, escritor e guerrilheiro, que lutou contra a regime militar imposto pelo golpe de 1964. A atividade terá início às 17h e será aberto à imprensa por meio de credenciamento. Além de Lula, participam da exibição o ex-ministro Fernando Haddad, lideranças políticas, parte do elenco e da neta do protagonista, Maria Fernandes Marighella.  

De acordo com o presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, exibir “Marighella” na sede da entidade é uma celebração à democracia e uma reverência a todos que lutaram por direitos e por liberdade.

“O filme retrata um período em que pessoas corajosas se insurgiram para defender os direitos que temos hoje. Marighella, com sua história e trajetória, representa todos os companheiros e companheiras, anônimos, inclusive muitos metalúrgicos e metalúrgicas, que lutaram contra a ditadura. Não existe democracia ou construção da cidadania sem conhecer a história, sem reverenciar aqueles que lutaram pela pelos direitos hoje conquistados pela classe trabalhadora e pela sociedade”, destaca o dirigente sindical. Estrelado por Seu Jorge, o filme é uma adaptação do livro “Marighella, O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, do escritor e jornalista Mário Magalhães. Marighella foi considerado na época um dos “inimigos número 1” da ditadura e assassinado pelo regime em 1969.

Credenciamento para imprensa

O credenciamento da imprensa deve ser realizado até às 14h de sexta-feira (3), pelo link abaixo.

O ato que antecede a exibição também será transmitido ao vivo pelas redes sociais de Lula.

Serviço

Ato político e exibição do filme “Marighella
Data: 03/12
Horário: 17h
Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (3º andar) – Av. João Basso 231, centro, São Bernardo do Campo

Link de credenciamento (até às 14h):