Três passos para lutar pela verdade

Compartilhar:

Vitória da democracia e do futuro do país. A luta pela verdade continuará. Saiba em três passos o que fazer pelo bem do Brasil. Em primeiro: não alimente o caos, a baderna, o medo. Segundo: não compartilhe mentiras, divulgue a verdade. Terceiro: siga denunciando as mentiras. E sigamos atentos!

Lula é o presidente eleito e o Brasil, finalmente, poderá ser reconstruído. A VERDADE VENCEU! A vitória de Lula se deu não apenas diante um oponente humano, ou político, mas uma poderosa máquina de criar e espalhar mentiras — nunca vista na história (e que engloba até fanatismo). Lula é o novo presidente, a verdade venceu e seguiremos lutando por ela.

luta pela verdade continua

Em oito anos de projeto, desde seu relançamento, o Verdade na Rede teve um papel importante ao não apenas identificar, mas também atacar a máquina de desinformação com a arma mais poderosa — e que eles nunca terão: a verdade e a mobilização popular.

o Verdade na Rede atuou em diversas frentes:

  1. Recebimento de denúncias de fake news (enviadas por você, via WhatsApp ou formulário do site);
  2. Cadastramento de desmentidos publicados por agências independentes de checagem;
  3. Publicação de conteúdos inéditos, no site Lula e nas redes sociais, com desmentidos e educação midiática;
  4. Organização de milhares de voluntários para ajudar no combate à mentira nas redes; e
  5. Abastecimento dos advogados da campanha com denúncias a serem judicializadas.

De março até a eleição de Lula, o Verdade na Rede recebeu 22.451 denúncias, cadastrou 1.028 desmentidos de fakes publicados por agências de checagem e publicou 718 conteúdos próprios.

Nossos conteúdos chegam diretamente no WhatsApp de 33.454 pessoas interessadas em defender a verdade diante da campanha mais mentirosa da história. Além disso, organizamos 17.867 voluntários de combate às fake news, atuando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp e Telegram.

A luta pela verdade continua. Saiba como fazer

A mentira segue sendo espalhada e consumida, mas segue sendo combatida como nunca! Bolsonaro foi derrotado, também, juridicamente. Na campanha, 79 mentiras disseminadas pelo gabinete do ódio foram derrubadas por força da Justica Eleitoral. Isso aconteceu após serem denunciadas milhares de vezes por voluntários, altém de terem sido desmentidas também por agências independentes de checagem.

O gabinete do ódio e sua máquina de desinformação foram seguidamente atingidos por uma força maior. A luta pela verdade continua e é diária. Cada um de nós tem o dever de seguir combatendo fake news, educando colegas e familiares para que não sejam vítimas das mentiras (nem sejam levados por fanatismos golpistas) e sendo um guerreiro da verdade. Como fazer isso?

1) Não alimente o caos, a baderna, a desordem. Isso é tudo que o bolsonarismo quer;

2) Não compartilhe mentiras em suas redes. Parece óbvio, e é, portanto não se esqueça;

3) Viu uma mentira? Siga denunciando: aqui temos um formulário para receber denúncias de fake news e dar encaminhamento jurídico para elas.

E, essencialmente, esteja atento. A verdade venceu por agora mas os próximos dias, semanas e meses infelizmente serão tensos. Precisamos seguir mobilizados para ajudar a fazer o bolsonarismo se adequar à nova realidade. Aquela em que as mentiras não terão mais lugar na institucionalidade. Em que o presidente tem compostura e compromisso com a verdade dos fatos. Por fim, aquela em que todos os brasileiros têm direito a uma vida digna e um futuro melhor, reconstruídos com base na verdade.

Muito obrigada a TODOS que lutaram e acreditaram na vitória da verdade. Seguimos!