TSE manda Twitter remover postagens com fake sobre Lula e Suzane Von Richthofen

Twitter tem que remover fake sobre Lula e Suzane Von Richtofen por determinação do TSE, além de entregar dados dos usuários.

Compartilhar:

vitória da verdade

Em mais uma decisão a favor da verdade, TSE determina que Twitter apague fake news sobre Lula e Suzane Von Richthofen. A decisão da ministra Maria Claudia Bucchianeri sentencia que conteúdos espalhados por 8 perfis no Twitter sejam apagados pela plataforma. Além disso, a empresa terá que fornecer os dados de acesso e registro dos usuários, bem como seus endereços de IP, para identificação dos responsáveis.

TSE manda Twitter apagar fake sobre Lula e Suzane

A decisão da ministra expressa que conteúdos com informações falsas como esse, no qual, supostamente, Lula estaria abraçado a Suzane Von Richthofen, são forjadas para ludibriar o eleitor e o induzir a erro no momento de sua escolha do candidato. A Justiça Eleitoral alerta que a circulação de ideias enganosas que atrapalham o cidadão em sua livre escolha serão rapidamente reprimidas. A fake news sobre Lula e Suzane é antiga e já foi desmentida várias vezes por várias agências de checagens como Boatos.org e Fato ou Fake. Como mostramos anterioremente, a fake em questão tem o estilo Frankenstein de mentira, pois corta, cola e edita conteúdos verdadeiros e falsos para criar um novo fato. A foto usada para disseminação da fake coloca o rosto de uma pessoa criminosa ao lado do rosto do ex-presidente Lula, que não tem nada a ver com ela.

As postagens enganosas que atacam os candidatos ferem o art. 17, § 1º, da Res.-TSE nº 23.608/2019. A absurda fake news sobre Lula abraçar Suzane Von Richthofen finalmente será enterrada.

Veja decisão: