A votação no exterior para a eleição presidencial em países com fuso horário à frente do Brasil apontou vitória de Lula em diversos lugares. No entanto, o bolsonarismo começou a divulgar que Bolsonaro estaria ganhando em países europeus, baseado em sites bolsonaristas, em relatos de eleitores que chamaram os fiscais de petistas e no que eles chamam de “Datapovo”. Ou seja, só na “bolha” bolsonarista — e não em instituições eleitorais reconhecidas.
Querer que seu candidato ganhe é uma coisa, espalhar mentiras sobre o desempenho dele é outra. Mentira não altera a realidade. A milícia digital bolsonarista mente sobre a votação no exterior porque não tem compromisso com a verdade. O fato de o bolsonarismo ter começado a divulgar sua suposta vitória antes mesmo das urnas de países como a Suíça terem sido fechadas mostra que o golpismo incitado pelo presidente está dando as caras no pleito.
Na tarde deste domingo (2), diversas agências de checagem apontaram que bolsonaristas estavam divulgando resultados de 2018 sobre a votação no Japão, ainda que Bolsonaro tenha, de fato, ganhado no país asiático.
A verdade é que a apuração só pode ser divulgada oficialmente pelo site do TSE. É lá que a verdade estará. Seja ela qual for. E não na cabeça golpista de Bolsonaro, de seus filhos ou das pessoas que infelizmente comungam do delírio coletivo que é o bolsonarismo.