Veículos norte-americanos repercutem pedido controverso de investigação a institutos de pesquisa

Investigação foi recebida com estranhamento pela comunidade internacional

Compartilhar:

A rede norte-americana ABC noticiou que institutos de pesquisa brasileiros estão sofrendo ameaças de retaliação após Bolsonaro votação no primeiro turno. O veículo repercutiu notícia da Associated Press de que o Ministério da Justiça do governo Bolsonaro pediu uma investigação dos institutos. “Vários analistas consultados pela Associated Press – mesmo aqueles que disseram que as pesquisas têm espaço para melhorar – criticaram essa iniciativa”, publicou.

O estranhamento é evidenciado pela falta de um crime claro que os institutos de pesquisa possam ter cometido para serem investigados. “O ministro da Justiça Anderson Torres solicitou à Polícia Federal que investigasse institutos de votação, escrevendo em 4 de outubro que sua conduta parecia indicar prática criminosa, embora não especificasse qual lei eles poderiam ter infringido”, diz a reportagem.

A matéria produzida pela agência de notícias Associated Press (AP) foi republicada por outros veículos, como a rede também dos Estados Unidos, PBS. Segundo a reportagem, um dos objetivos do pedido de investigação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) é no fim da linha evitar que pesquisas eleitorais sejam divulgadas próximas da data do pleito.

O texto é um exemplar de várias reportagens produzidas por todo o mundo democrático questionando ações do governo Bolsonaro. A publicação deixa claro que a notícia foi recebida com estranhamento pela comunidade internacional e que mesmo no Brasil causou espanto. O texto destaca que o ministro do TSE Alexandre Moraes escreveu em sua decisão que “essas investigações parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral (de Bolsonaro)”.