28 de outubro de 2018

Por Agência Lupa

Circula nas redes sociais a imagem de uma suposta capa da revista Veja que traz o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa em destaque. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa foto fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa: 

Não há registros de que Barbosa tenha dito em algum momento a frase utilizada na imagem – “se a população quer me homenagear, basta não votar no PT”. Relator da Ação Penal 470 no STF, que julgou o escândalo do Mensalão, Barbosa fez, sim, críticas ao PT. Uma das primeiras entrevistas em que falou sobre o tema foi ao jornal O Estado de São Paulo, em 2017. No entanto, a capa falsa de Veja que circula no Facebook neste final de semana é anterior a isso: data de julho de 2014, como mostram imagens com melhor resolução do que a da publicação desta sábado.

Além disso, há outros indícios de montagem – grosseira – na suposta capa: a marca da editora Abril está em tamanho desproporcional, assim como as letras utilizadas para compor o texto. Também é incomum na revista semanal haver apenas um destaque de capa.

Vale ressaltar, ainda, que nenhuma das cinco edições de Veja publicadas em julho de 2014 trazia esta como sua primeira página.

A primeira versão da capa falsa da Veja circulou ainda em 2014. Na ocasião, o portal Boatos.Org desmentiu a montagem. Barbosa voltou ao centro do noticiário político neste sábado (27) ao declarar voto no candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad.