02 de agosto de 2018

Em vídeo inédito, Lula fala sobre a relação entre a crise econômica, a juventude e sobre como isso aumenta a violência no país: “você acha que se tiver um jovem trabalhando, recebendo um salário que ele possa comprar um tênis novo, que ele possa comprar um celular, ele vai roubar e matar alguém por causa de um celular? Não vai.”

Assista ao vídeo e leia o que Lula disse:

Vídeo: Ricardo Stuckert

“A violência está muito grave em todo o Brasil, ela está em Pernambuco. Ela está no Ceará,  na Bahia,  no Acre, está em Alagoas, ela está espalhada, porque cresce a miséria, não tem emprego, não tem salário, não tem renda, a juventude não tem perspectiva de vida. Não há uma esperança, sabe …

Diminui as bolsas do ProUni, diminui as bolsas do Fies, ou seja, diminui a qualidade de ensino, diminui a possibilidade das escolas técnicas, ou seja, diminui a possibilidade do emprego.

Sabe, essa juventude não tem uma perspectiva, não tem um sonho, e uma sociedade sem sonho pratica a barbariedade.

O PAC, quando foi introduzido no Rio de Janeiro, e em outros estados, a gente discutia com os governadores e com os prefeitos de que era muito importante que as pessoas contratadas fossem da comunidade, porque um dos objetivos era fazer a obra e, ao mesmo tempo, gerar empregos. E gerar empregos significa você gerar salário, gerar renda.

Significa que um jovem não teria que roubar ninguém por conta de um celular, não teria que roubar ninguém por conta de um tênis, não teria que roubar ninguém por conta de uma jaqueta.

Sabe, porque às vezes um crime acontece por causa de 10 reais, por causa de 5 reais, por uma bobagem qualquer.

Você acha que se tiver um jovem trabalhando, recebendo um salário que ele possa comprar um tênis novo, que ele possa comprar um celular, ele vai roubar e matar alguém por causa de um celular?

Não vai.”