No dia em que o Festival Lula Livre lotou o bairro da Lapa no Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula fez questão de mandar uma carta agradecendo o apoio e a solidariedade para todos os artistas e o público que estiveram presentes. “Vocês não sabem quantas vezes a música, os livros, e a arte tem me ajudado a atravessar essa provação”, diz a carta.
O festival foi organizado por uma comissão formada por artistas, ativistas da cultura e representantes das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo que reafirmam que a liberdade do ex-presidente é a bandeira que unifica diferentes parcelas da sociedade.
Com mais de 40 artistas participando, o Festival Lula Livre arrastou uma multidão para os Arcos da Lapa, e será encerrado com um show de Chico Buarque e Gilberto Gil.
Leia a íntegra da carta abaixo:
“Queridos artistas, estudantes, trabalhadores, meus queridos amigos reunidos nesse sábado,
Eu só posso agradecer a solidariedade de vocês.
Quantas vezes, quando a sociedade calou diante de barbaridades, foram os nossos músicos, escritores, cineastas, atores, dramaturgos, dançarinos, artistas plásticos, cantores e poetas que vieram lembrar que amanhã há de ser outro dia?
Que ousaram acreditar em esperanças equilibristas e em flores vencendo canhões.
Que se rebelaram contra o “Cale-se!” imposto pela censura, gritando que era proibido proibir.
Que disseram que o povo da favela só quer ser feliz e andar com tranquilidade e consciência.
Que denunciaram o sofrimento de quem sai do nordeste expulso não pela seca, mas pela miséria e ganância dos coronéis.
Ou que eram expulsos de sua casa e vê ela ser demolida para passar “o progresso” que não inclui o trabalhador, como cantou Adoniram.
Os que sempre estiveram onde o povo está, e que agora, nesta que é mais uma página infeliz da nossa história, se juntam novamente ao povo brasileiro para soltar a voz em nome da liberdade.
Onde querem silêncio, seguiremos cantando.
Vocês não sabem quantas vezes a música, os livros, a arte, tem me ajudado a atravessar essa provação, que não é maior que a de tantos pais e mães de família brasileiros que hoje não sabem como irão trazer comida para casa. É em nome deles que não podemos desanimar jamais
Porque a gente ainda vai festejar, e muito. A alegria, a liberdade e a justiça de um povo que não tem medo e que não se entrega não.
Muito obrigado pelo carinho de vocês.
Aquele abraço!
Luiz Inácio Lula da Silva”