No Ratinho, Lula desfaz a fake news sobre regulação da mídia

Em entrevista a Ratinho, Lula desmentiu uma fake news comum na boca de Bolsonaro: a de que regulação da mídia seria o mesmo que censura. Não é.

Compartilhar:

fake news da regulação da mídia

Já está velha da fake news de que regulamentação da mídia é o mesmo que o governo controlar ou censurar o que pode ser veiculado. Esta é uma grande mentira, repetida apenas com o objetivo de criar pânico no eleitor, mas que não tem o menor cabimento. A poucos dias das eleições, Lula segue ampliando sua vantagem sobre Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto e, por isso, o bolsonarismo tenta reciclar a mentira velha pra confundir e enganar as pessoas.

Em entrevista ao Programa do Ratinho, na quinta-feira (22), Lula explicou o que é regulação da mídia. Trata-se de adaptar os meios de comunicação aos interesses da sociedade. E pontou algo que quem espalha fake news adora “esquecer”: a regulação da mídia só acontece com intensa participação social.

fake news sobre regulação da mídia

Enquanto o bolsonarismo tenta ransformar isso em significado de “censura”, a verdade é que a regulação da mídia diz respeito a não permitir monopólios no setor das comunicações. 

A comunicação social precisa ser democrática. Ou seja, deve chegar a todos os cidadãos brasileiros e ser capaz de representá-los. Está na Constituição Federal que a comunicação social tem que ser ampla, diversa e plural. E, para isso, é preciso que o governo elabore leis, através do que tem sido chamado “Marco Regulatório”, para impedir que os meios de comunicação fiquem concentrados nas mãos de poucos empresários ou grupos empresariais. Sobretudo, é preciso que as políticas para o setor garantam soberania econômica, cultural e política nas comunicações.