É patético. Não erra quem se espanta com o baixo nível da campanha eleitoral, especialmente neste Segundo Turno. A mentira do bolsonarista Silas Malafaia sobre Lula no Flow é um exemplo de como não há limites. Vale qualquer baixeza para atacar o ex-presidente. O corte maldoso de apenas três palavras de Lula (no meio de uma montagem sensacionalista maldosa), pode parecer só molecagem, mas crime. Calúnia, ofensa e disseminação de informação falsa nas eleições.
A montagem foi publicada ao longo da quarta-feira (19), horas depois de Lula dar um show de simpatia, bom papo e disposição para melhorar a vida de todos os brasileiros na entrevista ao podcast Flow. A conversa, transmitida ao vivo, bateu o recorde mundial de audiência simultânea no YouTube: mais de 1 milhão de pessoas se conectaram para ouvir o ex-presidente. A conversa pode ser assistida aqui e já bateu 7,6 milhões de pessoas. Carisma e propostas? É aí que o cotovelo do bolsonarismo dói. E eles respondem com ataques criminosos e mentiras.
O que Lula disse
Lula estava falando para o entrevistador, Igor, que existem políticos sérios e que NÃO é preciso mentir para ser político: “Você não precisa mentir. Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias. Ele, naquele vídeo em que ele tá falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: ‘Tenho que mentir, é preciso mentir, é preciso mentir. O político tem que mentir’, porque sempre é mais fácil acreditar numa mentira.”
A mentira de Silas Malafaia
No vídeo mentiroso, a voz de um narrador diz: “Finalmente saiu o plano de governo do Lula”. Em seguida, colocam apenas o trecho que Lula cita a fala de Bolsonaro: “Tenho que mentir”, dando a entender que falava de si, e o narrador pergunta: “Vai deixar ele fazer isso com você?”
Essa é uma fake news do tipo Parece Mas Não É, ou seja, aquela que anuncia uma grande “bomba” e, quando você vê, não há nada além de um corte desonesto da fala de Lula e de uma referência a outra mentira (a de que o ex-presidente não teria apresentado seu plano de governo: está aqui).
A montagem é tão grotesca que suscitou mutirões espontâneos de denúncia do conteúdo como FALSO/ENGANOSO nas próprias plataformas digitais. Aproveite e denuncie também!
A maldade bolsonarista também gerou desmentidos diversos, como o produzido pelo deputado federal André Janones. Além de recuperar a fala completa de Lula, Janones mostra o vídeo ao qual ele se referia, incluindo o momento em que Bolsonaro diz, em alto e bom som: “Quem mente mais, com alguma inteligência chega. E eu não estou falando nenhuma mentira, é isso aí”.
Como falamos, a mentira de Silas Malafaia não tem nada de ingênua. É criminosa e integra um sistema amplo e complexo de produção e disseminação de mentiras nas redes sociais. O gabinete do ódio e a máquina de desinformação bolsonarista já fizeram estragos demais no país. Passou da hora do Pai da Mentira sair de cena. Precisamos eleger Lula 13 e reconstruir o Brasil com base na verdade. Espalhe esse vídeo, denuncie o vídeo mentiroso e divulgue, sempre, a verdade!