Aprenda a denunciar fake news nas plataformas!

Quer ser um agente da verdade? Aprenda a combater fake news nas redes sociais. É por meio de denúncias tornaremos o ambiente político e a internet mais saudáveis.

Compartilhar:

combate a fake news

Quer ser um agente da verdade? Aprenda a denunciar fake news nas próprias plataformas das redes sociais. É por meio de denúncias que o ambiente político e a internet voltarão a ficar limpo de mentiras e proporcionar relações sociais mais saudáveis. Como sabemos, Bolsonaro chegou ao poder usando e abusando de informações falsas criadas dentro de seu próprio gabinete e espalhadas por sua milícia digital. O gabinete do ódio é o responsável por centralizar essa ação criminosa que se propaga indistintamente.

Denunciar fake news faz diferença!

O Verdade na Rede tem um canal direto de denúncias aqui no site. Ao se deparar com uma fake news circulando, copie o link do post em que ela aparece ou, a se você recebeu no WhatsApp, nos mande o arquivo do vídeo ou da foto com a fake. Isso ajuda nossos advogados a identificar e acionar juridicamente os responsáveis.

Mas, além de denunciar no Verdade, também é muito importante fazer a sua denúncia diretamente nas próprias redes sociais em que elas estão. No vídeo abaixo nós te ensinamos como denunciar fake news no Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter, Kwai e Tik Tok. Spoiler: começa sempre clicando nos três pontinhos “…” que aparecem nas laterais da publicação. Dali, você opta por “Denunciar”, depois seleciona “informação falsa” e o tema “política”.

Denunciar funciona! Dia após dia, mostramos como o bolsonarismo é incansável com a sua metralhadora mentiras, dos filhos de Bolsonaro e seus seguidores. Além disso, nós cobramos medidas mais rígidas, por parte das plataformas digitais, contra a mentira e a desinformação. Fechando a trinca, o TSE tem dado respostas cada vez mais ágeis às representações contra as mentiras. Recentemente, Eduardo Bolsonaro, o filho 03 do presidente, e a ex-ministra “técnica” Damares Alves já foram condenados e obrigados a excluir os posts criminosos de suas redes. O pastor e deputado Marco Feliciano foi processado. E a lista segue aumentando. Tudo isso, graças à mobilização de pessoas como você.

E aí? Já está craque em denunciar? Se sim, ensine o seu círculo de amigos a combater fake news. Se não, confira as dicas abaixo. A luta pela verdade é uma tarefa diária e fundamental para proteger a nossa democracia!

APRENDA A COMBATER FAKE NEWS

Você é um caçador de fake news do time do Lula?

Saiba que além de denunciar no verdadenarede.com.br, você também deve denunciar na própria plataforma em que encontrou. Vamos te explicar como fazer. 

Vamos começar pelo WhatsApp. É bem simples: aperte e segure a mensagem, toque no canto superior direito e depois em “Denunciar”. 

No Instagram funciona assim: clique nos três pontinhos (…) e depois em “Denunciar”. Escolha a opção “Informação falsa”, selecione o tema “Política” e envie. 

No Facebook é bem parecido. Toque nos três pontinhos (…) e depois em “Denunciar”. Selecione o motivo como “Informação falsa”, escolha o tema “Política” e envie. 

No Twitter também dá para denunciar. Clique nos três pontinhos (…), toque em “Denunciar tweet”, escolha a opção “Para todos no Twitter”. Então, clique na opção “Sobre informações enganosas”. Avise que é sobre “Política” e depois sobre “Eleição”. E, finalmente, confirme sua denúncia. 

Já para denunciar no Tik Tok, você vai apertar e segurar a tela. Quando uma nova tela abrir, clique em “Relatar”. Selecione “Spam ou engajamento falso” e envie. 

E, se você usa também o Kwai, faça assim: clique no símbolo compartilhar. Quando uma nova tela abrir, role a tela para a lateral e clique em “Reportar”. Selecione “Informação falsa”, depois em “Desinformação nas eleições” e depois em “Denuncie”. Pronto.

Quanto mais gente denunciando uma fake news, mais fácil ela cair. O time do Lula não vai deixar eles ganharem as eleições espalhando mentiras.

O post Aprenda a denunciar fake news nas plataformas! apareceu antes no Verdade na Rede.