10 de novembro de 2021

Contra fatos, não há argumentos. Os números mostram que os governos dos ex presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff promoveram desenvolvimento econômico com inclusão social. Indicadores como PIB per capita, exportações e reservas internacionais demonstram amplo crescimento desde o início do governo Lula, seguido por queda após o golpe de 2016 contra Dilma, intensificada no governo Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, índices como desemprego médio e pobreza extrema apresentam o comportamento oposto: queda durante os governos do PT e aumento com Bolsonaro.

Bolsonaro, o presidente que “governa” por meio de notícias falsas espalhadas nas redes sociais, gosta de dizer que Lula quebrou o país. Os números mostram justamente o contrário: por exemplo, os governos do PT aumentaram em dez vezes as reservas internacionais do Brasil, que passaram de U$ 36,2 bilhões (na época do governo FHC) para U$ 375,8 bilhões em 2013. Já Bolsonaro conseguiu, em 2 anos, diminuir as reservas em U$ 20 bilhões.

Pra lembrar os bons tempos de Lula e do PT, fizemos uma tabela comparativa de alguns indicadores econômicos do país.

Na tabela, o comparativo entre 2002, final do governo FHC; 2013, durante o governo de Dilma Rousseff e agora, com o governo Bolsonaro. Abaixo explicamos alguns desses indicadores. As fontes de onde foram extraídos os dados estão nos links.

  • PIB significa Produto Interno Bruto e é a soma de todos os bens e serviços produzidos no ano. É um dos principais indicadores que apontam o crescimento da economia. 200220132020. Para comparação, convertemos os valores em dólar, segundo essa tabela, cotação de dezembro de cada ano.
  • O PIB per capita é o PIB “por cabeça”, ou seja, o PIB dividido pelo número de habitantes do Brasil. 200220132020. Para comparação, convertemos os valores em dólar, segundo essa tabela, cotação de dezembro de cada ano.
  • Investimento estrangeiro direto (IED) é todo aporte de dinheiro vindo do exterior que é aplicado na estrutura produtiva doméstica de um país, isto é, na forma de participação acionária em empresas já existentes ou na criação de novas empresas. 200220132020
  • Pela definição do Banco Central, as reservas internacionais são os ativos do Brasil em moeda estrangeira e funcionam como uma espécie de seguro para o país fazer frente às suas obrigações no exterior e a choques de natureza externa , tais como crises cambiais e interrupções nos fluxos de capital para o país. 200220132020
  • Exportações
  • Produção de veículos: 200220132020
  • Desemprego: 200220132020. Vale lembrar que em 2014 o Brasil chegaria ao pleno emprego, com índice de desemprego de apenas 4,8%, menor índice da história.

Não dá pra negar que o Brasil comandado por Lula e Dilma ia muito melhor. E é por isso que a gente morre de saudade dos nossos ex, daquele período em que a gente podia sonhar e viver com dignidade. Para mais comparações entre 2010 e 2020, acesse nossa tabela “que saudade do meu ex” primeira edição.