18 de outubro de 2018

O candidato Jair Bolsonaro provou mais uma vez seu modo desonesto de fazer campanha ao espalhar fake news (mentiras) em suas próprias redes sociais oficiais.

Nesta quarta-feira (17/10), às 20h59, em seu Twitter oficial, Bolsonaro reproduziu um vídeo antigo de Haddad, quando ele ainda era apenas candidato a vice-presidente de Lula, como se fosse um vídeo recente, deste período do segundo turno das eleições. O vídeo foi gravado em 14 de agosto.

E tem mais: Bolsonaro escreve na legenda que Haddad ameaça a Justiça.

Absurdo. Isso é MENTIRA. É FAKE NEWS!

Agindo assim, só nos dá certeza de seu comportamento antidemocrático ao fugir dos debates com Fernando Haddad.

Bolsonaro não tem coragem de dizer olho no olho as mentiras que espalha sobre Fernando Haddad.

A verdade sobre o vídeo
O vídeo é uma gravação de entrevista concedida em 14 de agosto à Rádio Arapuan, de João Pessoa (PB), e Haddad, como candidato a vice-presidente, fala que a crise do país acabaria somente quando Lula (na época ainda candidato à presidência) voltasse a ser presidente.

Datar o vídeo como recente é MENTIRA!

Quem compartilha a mensagem dá a entender que a declaração de Haddad é atual, quando, na verdade, é do período que antecede o segundo turno das eleições.

Ajude-nos a combater essa fábrica de notícias falsas.

Veja abaixo algumas dicas de como identificar fake news pelo WhatsApp e nas redes sociais:

1 Não compartilhe conteúdos de origem e veracidade duvidosas. Não acredite em informações dadas por veículos ou pessoas desconhecidas.

2 Se a informação te parece estranha ou absurda, cheque! Pesquise no Google se a informação e/ou o veículo são confiáveis.

3 Se você descobriu que a informação é falsa, avise a pessoa que te enviou. Compartilhar fake news é crime.

4 É possível denunciar a publicação nas redes e grupos. DENUNCIE e nos ajude a denunciar pelo WhatsApp – (11) 974028726.

5 Se você sabe que é mentira, desminta a notícia falsa. Envie links de sites, vídeos e fotos verdadeiras. Compartilhe a VERDADE!

Lembre-se, no Brasil, espalhar boato e mentira é crime!

Vamos fazer o Brasil feliz de novo, vencendo o ódio e as mentiras.

Viu alguma fake news? Mande mensagem para o nosso WhatsApp antifake news: (11) 974 028 726.