Categorias: Notícias

“Buscamos uma parceria com a África que se desenvolva sob o lema da solidariedade”, diz Patriota

“O Brasil quer estar junto com a África nesse momento positivo do continente”. Foi com essa afirmação que Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores do Brasil, abriu o seminário As Relações do Brasil com a África, a Nova Fronteira do Capitalismo Global, que está sendo realizado hoje (22) pelo jornal Valor Econômico na Confederação Nacional das Indústrias, em Brasília. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará no encerramento do evento.

“O continente africano é objeto de interesse genuíno não só do Governo Brasileiro, mas também de empresários e da sociedade civil como um todo. E é justamente sob a ótica desse interesse amplo e diversificado que pretendemos intensificar as relações com a África”, disse o ministro. “Queremos estar cada vez mais presentes na política, na esfera empresarial, da cooperação técnica e  na ajuda humanitária. Buscamos uma forma de parceria que se desenvolva sobre o lema da solidariedade e que promova uma reconciliação com nossa própria história”, disse Patriota.

Segundo o ministro, hoje não são apenas as grandes companhias brasileiras que estão olhando para o continente africano. Empresas pequenas e médias também começam a olhar para a África como uma oportunidade real – e muitas vezes agem até mais rápido do que o governo. “Recentemente anunciamos a abertura de uma embaixada no Maláui. Quando o novo embaixador se instalar em Lolongwe, já encontrará lá alguns empresários brasileiros operando no país”, exemplificou Patriota.

O ministro destacou que, apesar de o comércio entre o Brasil e  África ter aumentado cinco vezes em uma década, apenas 5% das exportações brasileiras destinam-se aos países da África. Patriota destacou ações concretas que vêm sendo empreendidas para aumentar esse fluxo. Uma delas é o perdão de dívidas antigas do Brasil com nações africanas, que impede que empresas interessadas em se internacionalizar tenham acesso a financiamento.  De acordo com o ministro, Gabão, Senegal, São Tomé e Príncipe e Sudão já tiveram dívidas perdoadas e países como Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia estão com processos em andamento.

Outra ação importante é a abertura de novos vôos ligando América do Sul e a África. Nesse sentido, há duas iniciativas pioneiras: a partir de julho, a Ethiopian Airlines irá inaugurar um vôo que liga São Paulo a Adis Abeba (Etiópia), com escala em Lomé (Togo) e a GOL passará a operar o trajeto Recife – Lagos (Nigéria). “O Atlântico Sul está deixando de ser um oceano que nos distancia para se tornar um riacho que nos aproxima”, finalizou Patriota.

 

Posts Recentes

Entre no Zap do Lula

O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…

8 meses atrás

Chamou? Chegou! Só os entregadores ON!

Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…

1 ano atrás

Confira a lista completa de grupos do Time Lula Brasil!

Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…

1 ano atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o Zap do Lula!

Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp

1 ano atrás

Janja te convida para o Time Lula Mulheres!

Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…

1 ano atrás

8M A força e luta da mulher em defesa da democracia segue aqui!

8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…

1 ano atrás