As mulheres receberão atenção especial no próximo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da recriação do Ministério das Mulheres, que centralizará as políticas para elas, que são a maioria da população, outras propostas garantirão a renegociação de dívidas, a expansão de creches e as escolas em tempo integral para os filhos.
O combate à violência, que tem aumentado, com muitas mulheres vítimas de feminicídio, é também das ações mais urgentes e importantes. A Patrulha Maria da Penha será expandida, em parceria com as Guardas Municipais, e o Programa Casa Abrigo, para atender mulheres vítimas de violência, será ampliado. A Rede Casa da Mulher Brasileira atuará no atendimento psicológico e no acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade e também na reinserção da mulher no mercado de trabalho.
Segurança e autonomia
Maioria da população, as mulheres são também responsáveis sozinhas pela subsistência da família, na maior parte dos lares brasileiros. Vivem, portanto, uma rotina de dupla jornada. Num novo governo de Lula, as mulheres serão novamente tratadas com respeito e igualdade e serão alvo das políticas públicas, como ocorreu nas demais gestões petistas.
Uma das medidas para melhorar a qualidade da educação e reduzir a sobrecarga sobre as mulheres é ter creches e escolas em tempo integral. O salário mínimo, que teve 74% de valorização nos tempos em que o PT esteve na Presidência, voltará a ter aumento acima da inflação, para aumentar o poder de compra das famílias.
Um dos sérios problemas atuais é o alto endividamento das famílias brasileiras. O programa Desenrola Brasil vai criar condições para que quem ganha até três salários mínimos possa renegociar as dívidas e limpar o nome na Serasa e no SPC.
Para as famílias mais pobres, inscritas nos programas de transferência de renda, Bolsa Família de R$ 600. Isso garante a alimentação dos mais pobres e ajuda a roda da economia a girar.
Programas importantes do governo petistas voltarão com mais força. O Farmácia popular será retomado e ampliado para garantir medicamentos a baixo custo para quem mais precisa. O Minha Casa Minha Vida, que garantiu a inúmeras famílias de baixa renda o acesso à casa própria, também. Lula já fez uma vez e agora vai fazer mais e melhor.