Alerta, grupo! Compartilhar fake news é crime!

A indústria das mentiras e da desinformação é altamente lucrativa. Não dê audiência para quem não respeita a democracia

Compartilhar:

Pare já de mandar mentiras, fake news e desinformação nos seus grupos de zap! Produzir ou compartilhar notícias falsas e boatos são crimes no Brasil e as penas podem chegar a quase 3 anos. Esses crimes são previstos e tipificados pelo Código Penal e pelo Código Eleitoral.

Uma foto estranha, um vídeo mal editado, uma notícia fabricada: tudo isso circula muito pelo mundo todo, porque a indústria de fake news atua de forma global. Elas seguem um cardápio que está sendo servido internacionalmente e não têm nenhuma relação com a maneira como se vota.

Robôs, contas falsas, perfis fakes e fazenda de likes são algumas das formas de fraude digital que não são criadas apenas como informações falsas: elas miram especialmente gerar sentimentos negativos em quem as recebe. E quando alguém, bem ou mal intencionado, divide um desses conteúdos, está criado o campo para uma disseminação quase incontrolável.

Na política, sabemos bem no que isso resulta. Como conseguem atuar em massa, têm a intenção de manipular o debate público, dando a impressão de que dado assunto se tornou central no país. “Só se fala nisso”, dão a entender. E, de quebra, enchem os bolsos de dinheiro, já que a indústria das mentiras e da desinformação é altamente lucrativa.

Sempre que se vê acuado, Bolsonaro cria cortinas de fumaça a cada notícia negativa veiculada sobre o seu governo (e são muitas). Essa estratégia não é nova, mas é extremamente eficaz. Com suas declarações absurdas, o presidente pauta a mídia e as redes sociais dia após dia, deixando as más notícias sobre sua administração em segundo plano.

Por isso, nas redes sociais, não comente, compartilhe ou interaja com conteúdos falsos. Qualquer publicação, mesmo que em tom de denúncia ou indignação, ajuda a aumentar a propagação dessa mentira, que visa confundir o debate sério e mudar o foco para a discussão que realmente importa. Ou seja, a sua denúncia acaba virando divulgação daquele conteúdo com que você não concorda.

Já no WhatsApp, mande uma verdade para cada mentira! Basta buscar no nosso site e encontrar uma resposta à altura para os argumentos falsos e as narrativas fantasiosas dos apoiadores de Bolsonaro.

Quem perde com isso é a democracia e a o povo, que perde a chance de debater sobre assuntos importantes às vésperas de tomar uma decisão importante como as eleições para o segundo turno. E algumas coisas são tão sórdidas e cruéis que são ideias que só podem ter surgido na mente de uma pessoa muito ruim. Quem passa o dia pensando em barbaridades para sujar toda a internet?

Todos estamos preocupados com o futuro das nossas famílias, do nosso país e com a nossa fé. Mas não vai ser na base do medo que vamos reconstruir o país. É só com o diálogo que se constrói o Brasil da Esperança! Vamos juntos pela verdade, vamos juntos de Lula 13!