#DebateComLula
A primeira parte do #DebatecomLula, transmitido ao vivo pelas redes oficias do presidente Lula paralelamente ao #DebatedaBand, começou afirmando que “não vão conseguir calar a voz de Lula”. O Debate com Lula está sendo realizado nesta quinta-feira (09/08) com a presença de Fernando Haddad, Manuela D’Ávila, Gleisi Hoffman e Sérgio Gabrielli e com vídeos de Lula.
Logo no início o candidato à vice-presidência e porta-voz de Lula, Fernando Haddad, leu a carta escrita pelo presidente sobre seu impedimento de participar do debate da Band. Haddad também afirmou que “todo mundo está percebendo que querem tirar o Lula da disputa e nós vamos até às últimas consequências para levá-lo ao palácio do planalto pela terceira vez. Querem tirar Lula da disputa e nós vamos até as últimas consequências para levar Lula ao terceiro mandato”.
Manuela D’Ávila lembrou que serão “milhares de Lulas nas ruas. O povo vai percebendo que Lula está preso porque todo mundo sabe que ele vai ganhar a eleição”.Sergio Gabrielli lembrou que Lula é muito mais que um indivíduo: “]Lula na verdade representa um sonho que já foi realidade, com o povo no centro da economia, no centro das atenções. Nós já vivemos isso e isso foi tirado do povo”
Debatendo economia, Manuela afirmou que “congelar investimentos não funciona. Nesses dois anos de golpe, Temer e seus aliados fizeram o test drive das propostas deles, à força, e não deu certo”. Para reaquecer a economia, a proposta de Lula é retomar o que ele já fez: aumentar o crédito, gerar emprego, retomar as obras paradas em todo o país. Gerar emprego faz a economia rodar, e o país sai da crise.
Enquanto outros candidatos debatiam sobre propostas para emprego no debate da TV Bandeirantes, Fernando Haddad, porta voz de Lula, comentava no debate paralelo: “ao contrário do que pensam outros candidatos, é possível gerar empregos e manter direitos trabalhistas. Os governos do PT geraram 20 milhões de empregos, reativando a economia e fazendo-a crescer”, disse Haddad. Ao mesmo tempo, no governo ilegítimo de Temer, o número de pessoas que desistiu de procurar emprego bate recorde.
#DebatedaBand
Boechat abriu o debate na TV Bandeirantes lembrando que Lula, líder das pesquisas de intenções de votos, foi impedido de participar do debate.
No primeiro bloco do #DebatedaBand, uma das pergunta era sobre emprego. A resposta é Lula! A massa de Rendimentos do Trabalho (MRT) cresceu 62,8% entre 2003 e 2012, média de 5,56% ao ano. Você lembra que o Brasil era melhor com Lula.
Lula e Dilma criaram 20 milhões de empregos e aumentaram de forma recorde o salário mínimo durante o governo Lula, o crescimento da renda dos mais pobres foi três vezes maior do que a dos mais ricos. O novo governo Lula irá, em seus primeiros meses de mandato, propor um plano emergencial de emprego, visando elevar a renda, ampliar o crédito e gerar novas oportunidades de trabalho. A grande prioridade será a juventude. Lula vai revogar a reforma trabalhista de Temer, substituindo-a pelo Estatuto do Trabalho, produzido de forma negociada.
Enquanto os demais candidatos debatiam sobre saúde, os fatos não negam a prioridade do tema para Lula: a mortalidade infantil caiu 45% durante o Governo do PT (de 2002 a 2015). Desde que o PT saiu do governo voltou a subir. Lula vai reverter medidas do governo golpista que atacam o direito à saúde, fortalecerá a regionalização dos serviços de saúde e vai criar a Rede de Especialidades Multiprofissional.