Fernando Haddad, candidato à vice-presidência e porta-voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou na manhã desta quinta-feira (23/08) de ato pela Educação em João Pessoa, na Paraíba. O evento contou com a presença do atual governador Ricardo Coutinho (PSB), do candidato a governador João Azevedo (PSB) e de estudantes em apoio à candidatura de Lula. Haddad falou sobre as transformações que Lula promoveu no Nordeste e sobre os planos para seu terceiro mandato.
O porta-voz de Lula lembrou que o sonho do ex-presidente sempre foi vencer a fome. Em seu primeiro ano de governo, Lula conseguiu estruturar um programa de governo para acabar com a fome no país e foi reconhecido internacionalmente por isso. Ricardo Coutinho, governador da Paraíba, apontou a centralidade dos programas de acesso à água e convivência com o semiárido: “se não fosse o presidente Lula, Campina Grande teria colapso de falta de água”, disse.
Talvez justamente por isso, disse Haddad, fizeram de tudo para tirar Lula da disputa eleitoral, mas “não contavam com o Papa, não contavam com a ONU. Nós vamos manter nossa mobilização. Não podemos arredar pé. Não estamos fazendo cálculo eleitoral. Estamos fincando o pé no que achamos correto. Lula é candidato”, disse Haddad.
Ao falar sobre Educação, Haddad falou de quando era ministro e viajava ao lado de Lula por todo o país, inclusive pelo Nordeste. Nessa região, tiraram o pau de arara e colocaram ônibus para as crianças irem às escolas. No Nordeste, os governos petistas criaram creches, escolas técnicas e universidades. “Lula fazia os ministros visitarem todas as cidades pequenas de cada estado e ver a deficiência do local. E era tudo: luz, água e creche. Nós não tínhamos limite para investir em Educação”.
Na Paraíba, durante os governos Lula e Dilma, o programa Prouni atendeu 19.840 alunos do ensino superior com bolsas de estudo e outros 47.421 foram beneficiados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Nos ensinos técnico e profissional, o Pronatec garantiu vagas para 248.101 jovens paraibanos e a construção de 12 novas escolas no estado.
Haddad afirmou que os planos de Lula para o futuro do Nordeste são muitos e promissores. Algumas de suas principais preocupações são os jovens e o acesso à educação e ao trabalho. O Plano Emergencial de Trabalho irá retomar as milhares de obras paradas pelo país, gerando empregos e investimentos de forma rápida. “O nosso foco no Plano de Governo é gerar oportunidade de trabalho. Temos que gerar reforma tributária e encarar os bancos de frente. Crédito e educação estão na cabeça de Lula e ele quer realizar uma terceira revolução em seu mandato”.