Olha a fake news de novo aí, gente! Agora é dizendo que o ato de Lula em Curitiba estava vazio. Os bolsonaristas insistem em ficar publicando esses vídeos aleatórios nas redes sociais filmando os atos de Lula e Geraldo Alckmin pelo Brasil para inventar que estavam vazios. Mas sabemos que Lula tem 45% das intenções de voto segundo a última pesquisa Datafolha, publicada em 15 de setembro, enquanto Bolsonaro caiu para 33%. Eles têm insistido em desqualificar os institutos de pesquisa para inventar uma realidade própria- e seguem sendo desmentidos.
Bolsonaristas adoram dizer que os atos que Lula vem promovendo ao redor do Brasil estão sempre vazios. São mentiras requentadas e repetidas: a verdade é que o povo se reúne ao redor de Lula, aos milhares, aonde quer que ele vá. No próprio Verdade na Rede, temos muitos desmentidos destas fakes cara de pau. O bolsonarismo insiste em mentir sobre o apoio popular a Lula porque todas as pesquisas sérias e confiáveis mostram que Bolsonaro está fadado a deixar a cadeira presidencial em 31 de dezembro deste ano.
Ao olhar as fake news , algumas dúvidas ficam no ar. Qual o sentido de ficar distorcendo a realidade com um videozinho manipulado e sem graça, insistindo na desqualificação de métodos estatísticos sérios, de empresas com longo histórico de atuação e corretamente cadastradas no TSE? Esses conteúdos que os bolsonaristas colocam para circular nas redes sociais poderiam até ser engraçados. Mas a verdade é que fake news têm um impacto perverso na sociedade e dá um trabalhão para desmentir, porque se espalha rápido e penetra bolhas que querem apenas ouvir um determinado discurso.
Como analisou o colunista do site UOL Leonardo Sakamoto, “pesquisa está para vacina, como enquete está para cloroquina”. Ou seja, as primeiras podem ser comprovadas, tem lastro científico, pesquisa realizada com amostragem, testagem e comprovação. Enquanto que as segundas estão baseadas no achismo. Por isso, veja imagens reais do ato de Lula em Curitiba: imagens aéreas, feitas por drone, e por pessoas que estiveram, de fato, no meio do povo.
É hoje! É hoje que eu pego esse grupo! Toda semana tem um engraçadinho aqui no grupo da academia que vem dizer que os lugares onde o Lula foi estavam vazios e é mentira. A gente sabe que é mentira. A gente tem imagens aéreas, drones, fotos e a própria transmissão, relatos do povo que estava lá:
“Que coisa feia, fake news não! Aqui em Curitiba somos Lula pra presidente!”
Mas hoje, eu vou lá e eu quero ver ele falar na minha cara que não tinha ninguém vendo o Lula! É com você, eu do futuro:
“Bom dia, grupo! Tá cheio!
Tá vazio?
Não!
Tá cheio!”E aí, grupo? Quero ver quem vai falar que tá vazio. Tá cheio!”Primeiro turno, primeiro turno, primeiro turno!”