Você sabe como nasce uma fake news?

Você sabe como nasce uma fake news? Elas são criadas por fontes que têm a intenção de confundir as pessoas. E são, hoje, uma grave ameaça à democracia.

Compartilhar:

como nasce uma fake

Você sabe como nasce uma fake news e qual seu impacto na democracia? Elas nascem a partir de uma fonte que, intencionalmente, pretende criar uma confusão sobre determinado assunto. Seu objetivo é confundir os cidadãos. As fake news são criadas por pessoas que agem de acordo com esse propósito. O principal dano que causam é que elas criam um ambiente farsesco na nossa democracia, impactando diretamente a vida das pessoas e o jogo político (e não apenas durante as campanhas eleitorais). As mentiras que são jogadas nas redes podem ir desde mentiras tão absurdas, que soam cômicas, até acusações e distorções graves sobre a conduta de uma pessoa ou grupo. 

O bolsonarismo se sustenta por causa das fake news


A fake news nascem sempre a partir de uma fonte de carne e osso que é produtora daquela mentira. Para ter efeito, é preciso que essa mentira se epalhe. O bolsonarismo adotou a prática de divulgação de fake news como tática para chegar ao poder e se manter nele. Bolsonaro, seus filhos, sua esposa e seus seguidores são campeões em produzir fake news. Eles criam conteúdos falsos que os favorecem e difamam e caluniam seus adversários, escolhendo pessoas específicas para iniciar a distribuição. Para que as mentiras inventadas cheguem a mais pessoas, eles atuam, principalmente, em dois canais. Um, escolhem pessoas influentes e com muitos seguidores nas redes sociais, que serão capazes de atingir um grande público e “viralizar” uma notícia. Dois, investem no tráfego dessas notícias falsas por canais privados, que são de difícil rastreamento ou identificação, como o WhatsApp, Telegram, Signal, e-mail etc. 

O Gabinete do ódio tem táticas para viralizar mentiras


Outro braço importante para o funcionamento e sucesso da tática bolsonarista de espalhar fake news são os usuários que comentam e compartilham enlouquecidamente posts mentirosos. Essas ações, geralmente coordenadas, deixam o assunto artificialmente em destaque em sites de buscas e nos tópicos mais comentados das redes sociais. Assim, quanto mais o assunto com informações falsas é repetido sem ser desmentido, mais ele tem chance de “parecer” verdade.

Combata fakes news


A única maneira de combater as fake news é não interagindo com elas (não comentando os posts, não compartilhando e não replicando seus discursos) e denunciando o conteúdo na própria rede social e no formulário do Verdade na Rede. Essa é a melhor forma de barrar uma fake news assim que ela nasce. Combater mentiras políticas e discursos de ódio nas redes é fundamental. E é parte da luta pelo fortalecimento da democracia, já que a máquina de desinformação é institucionalizada na extrema direita. Não à toa, o núcleo bolsonarista mais ativo na produção de fake news é conhecido como “Gabinete do Ódio”.

Viu uma fake news? Não curta, não comente, não compartilhe. Denuncie!

Você sabe como nasce uma fake?
Elas são criadas por pessoas que querem confundir a nossa cabeça. Algumas são até engraçadas, e a gente logo vê que é mentira. Outras são bem sérias, feitas para a gente acreditar em absurdos. E o que parece bobagem é uma ameaça à nossa democracia. Isso porque o bolsonarismo atua nas sombras, mudando o jogo da viralização ao fazer pessoas influentes compartilharem conteúdos falsos e que interessam a eles. Essas pessoas são escolhidas a dedo pelo gabinete do ódio.

Outro braço do esquema são os perfis falsos nas redes sociais, que comentam, curtem, compartilham fakes enlouquecidamente, deixando o assunto quente por dias. E o único jeito de combater tudo isso é não interagindo com elas! Ao ver uma fake, não curta, não compartilhe e não comente. Denuncie na rede social e no site do Verdade na Rede. E, sempre que puder, pesquise e publique a verdade nas suas redes sociais.

Desinformação a gente combate com informação.

O post Como nasce uma fake news apareceu antes no Verdade na Rede.