Hoje é dia de eliminação! Clique para eliminar suas dúvidas sobre o título de eleitor

Compartilhar:

Hoje é dia de eliminação no Big Brother Brasil (BBB). Já escolheu o seu eliminado? E o seu favorito? Eliminação no BBB é como a eleição: se não participa, não adianta reclamar do resultado.

As Eleições 2022 estão chegando e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já divulgou o Calendário Eleitoral. Para votar e participar ativamente da transformação política do país, é bom ficar atento. O prazo para regularizar o título, solicitar a emissão da primeira via, realizar transferência ou a atualização do documento é o dia 4 de maio.

Elimine aqui suas dúvidas sobre o título eleitoral:

Precisa de biometria para votar?

Dessa vez, não. Como forma de prevenir a transmissão da Covid-19, a Justiça Eleitoral suspendeu o cadastro biométrico em todo o país. Nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar.

É possível solicitar o título de eleitor pelo celular?

Sim. Você pode fazer a emissão do título de forma on-line pelo computador, tablet ou celular, por meio do Título Net, sem necessidade de comparecer a uma zona eleitoral ou ao tribunal regional eleitoral da sua região.

Preciso levar o título físico ou posso apresentar apenas o digital?

Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor para votar. No dia da eleição, não se exige a apresentação do título eleitoral, mas de algum documento oficial de identificação com foto, (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação).

Recomenda-se, no entanto, como forma de facilitar a identificação da seção eleitoral, que o eleitor leve o título em sua versão digital, o e-Título, ou impressa.

Quem completa 16 anos depois do dia 4 de maio pode tirar o título?

Sim! Jovens de 15 anos, que completarão os 16 até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno do pleito de 2022, podem tirar a primeira via do título eleitoral.

Há 34 anos os jovens entre 16 e 18 anos conquistaram o direito de votar. A participação da juventude na escolha dos candidatos a cargos políticos nas eleições deste ano será imprescindível para a definição do futuro do Brasil.

A Justiça Eleitoral preparou uma série de vídeos que explicam o passo a passo para acessar e utilizar serviços gratuitos que são disponibilizados no site do TSE na internet. Também no Portal do TSE, você encontra informações sobre voto em trânsito, biometria, seções e zonas eleitorais, justificativa e quitação de multas.

O voto é o principal instrumento de transformação política e social nas democracias. Exerça seu direito!