Lula fez um pedido importante no ato do último sábado (20) no Vale do Anhangabaú: não divulgue a mentira! Se receber alguma fake, não passe para frente. Desminta e encerre o ciclo da desinformação. “É hora de ficar esperto no Zap de vocês. Não deixar passar nenhuma mentira e não passar mentira pra frente.” Combater fake news é um dos principais desafios da campanha de 2022. O ex-presidente tem sido alvo de uma enxurrada de ataques que inventam inverdades sobre ele, sua família e seu legado. Não espalhe mentiras. Divulgue a verdade!
“Usarei o coração de vocês para que a gente transborde esse país de amor, de fraternidade, e que a gente consiga mandar o ódio embora”
Lula
Relembre os 4 passos definitivos para combater fake news. Há uma estratégia simples e eficiente de evitar que nenhuma mentira se espalhe. Ela pode ser adotada por todos: não interagir, denunciar no canal do Verdade na Rede, denunciar na rede social e (sempre!) publicar a verdade.
Essas mentiras, divulgadas pelas redes sociais, são perigosas: incentivam posturas de ódio e preconceito que são danosas à democracia. A disseminação acontece de forma veloz também porque as empresas, muitas vezes, falham em apurar as denúncias. Por isso, Lula pediu que haja uma mobilização de todos para disseminar apenas a verdade. Ao ouvir uma mentira na rua, no mercado, na igreja, no banco, no ponto de ônibus ou onde quer que seja, converse e dialogue com quem está sendo enganado pelas fake news!
“Eu não tenho perna para andar em todas as casas. Então eu quero tomar a perna de vocês emprestada e andar por todas as casas pela perna de vocês.”
Lula
Falar com as pessoas é a principal maneira de não deixar que a mentira vença. Comece agora! Não divulgue a mentira. Espalhe sempre a verdade!
O post Um pedido especial de Lula: não divulgue a mentira apareceu primeiro no Verdade na Rede.