Lula não vai acabar com o PIX

Lula não vai acabar com o PIX. Isso é mentira de Bolsonaro, que por sinal nem sabia o que era PIX e agora quer ser o pai da criança. Não caia em fake!

Compartilhar:

Você já deve ter notado que o bolsonarismo e sua máquina de mentiras têm insistido no assunto PIX para atacar Lula. Talvez, exatamente por isso, não param de surgir informações desmentindo tudo o que eles falam sobre o assunto. 

Primeiro, eles mandaram uma de que foi Bolsonaro quem criou o PIX. Mentira. Bolsonaro nem sabia o que era PIX em uma entrevista de 2020.

Depois, foi o papo de que Lula vai acabar com o meio de pagamento. Mentira deslavada. Lula jamais seria contra o PIX. Pra Lula, quanto mais dinheiro para o povo, melhor.

Agora, tentam emplacar a história de que o PIX dá prejuízo pros bancos. Outra mentira.

Essa última eles inventaram para tentar convencer o povo brasileiro da seguinte mentira: se o novo meio de pagamento dá prejuízo pros bancos, o Lula vai acabar com ele, porque o Lula só apoia banqueiro. A verdade é que nada nesse fio faz sentido. Começando pelo fato de que o PIX não traz prejuízos aos bancos, e quem diz isso é o próprio presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.

Ao participar de uma palestra na 32ª edição da Febraban Tech, evento da Federação Brasileira de Bancos, Roberto Campos disse que, em outra palavras, que o que se perde de receita (com as taxas de TED e DOC), é compensado com outros serviços impulsionados pelo PIX, como a abertura de novas contas bancárias e a menor circulação de papel moeda, que tem um custo enorme aos bancos. 

Outro fato que sustenta a ideia de que o PIX não causa prejuízo aos bancos é que as próprias instituições financeiras participaram do desenvolvimento da ferramenta de pagamento. Ou seja, eles já previam que as eventuais perdas de receita nas transações seriam compensadas por novas oportunidades.

Se ainda tem alguém no seu meio que acredita nos papos de Bolsonaro, converse com essa pessoa. Desinformação se combate com informação.

lula não vai acabar com o pix